Edições Anteriores
-
Teacher Education: Building an Agenda for the 21st Century
N.º 67 (2024)Editoras Convidadas:
Anja Swennen, Vrije Universiteit Amsterdam, Países Baixos.
Carlinda Leite, Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.
Amélia Lopes, Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.Em julho de 2022, o Porto acolheu uma conferência internacional do EDULOG sobre formação de professores sob o tema desafiante: "Formação de Professores: Construir uma Agenda para o Século XXI". O principal motivo que levou à organização desta conferência foi o reconhecimento coletivo, tanto na comunidade internacional como na comunidade educativa, dos profundos desafios que se colocam à educação atual e futura. Foi partilhada a convicção de que a formação de professores é fundamental para o avanço da educação. Os formadores de professores, quer nas instituições de ensino superior quer nas escolas, têm a tarefa de formar todos/as os/as professores/as, influenciando assim indiretamente as práticas de ensino de todos/as os/as educadores/as e as experiências de aprendizagem de todos/as os/as alunos/as. Trata-se de uma tarefa imensa e de grande responsabilidade.
-
Número especial
N.º 65 (2023)Número especial: Escola Pública e Justiça em Educação: Um lugar democrático para a transformação social
Organizadores/as: Fátima Pereira, José Ignacio Rivas Flores
-
Educação e Ativismo Climático: Práticas e imaginações democráticas juvenis para um mundo comum
N.º 62 (2022)ORGANIZADORAS: Carla Malafaia, Maria Fernandes-Jesus, Eeva Luhtakallio
-
Digital technologies and school education in a pandemic context (COVID-19): Experiences, meanings and effects
N.º 59 (2021)Guest editors: Preciosa Fernandes, Javier Murillo, Carlinda Leite & Paulo Marinho
-
Artigos no Prelo
Os Artigos no Prelo são artigos aceites e revistos, e que ainda não foram atribuídos a um número da revista, mas podem ser citados usando os dados:
Autor(es), Título do artigo, Educação, Sociedade & Culturas (data de publicação online), DOI
Quando a versão final do artigo for atribuída a um número da revista a versão no Prelo será removida.
Nota: o processo de edição, paginação e revisão de provas poderão levar a diferenças entre a versão no prelo e a versão final. -
Responsabilidade social da universidade
N.º 58 (2021)Organizadores: José Pedro Amorim, Brian Martin & Isabel Menezes
-
Medicalização da Educação Escolar
N.º 57 (2020)Editores: Joaquim Luís Coimbra, Luciana Caliman, Rosa Soares Nunes & Sofia Castanheira Pais
-
Paulo Freire: da filosofia política à recontextualização no tempo atual
N.º 56 (2020)Organizadores: Luiza Cortesão & Eunice Macedo
-
Epistemologia, ensino e inovação
N.º 55 (2019)Organizadores: Ariana Cosme, Rui Trindade & Julio Groppa Aquino
-
Celebrando Paulo Freire: novos e velhos desafios na educação
N.º 54 (2019)Organizadores: Luiza Cortesão, Eunice Macedo & José Eustáquio Romão
-
Educação e pacifismo
N.º 53 (2018)Organizadores: Margarida Louro Felgueiras, Luciana Bellatalla, & Philippe Simon
-
Entre Paris e Pisa - 200 Anos de Educação Comparada
N.º 51 (2017)Organizadores: Luís Grosso Correia, Ana Isabel Madeira & Marcelo Caruso
-
Implicando jovens vulneráveis na educação através das artes
N.º 50 (2017)Organizadores: Eunice Macedo, Nick Clough & Sofia Almeida Santos
-
Educação e participação cívica e política – 40 Anos de Mudança em Portugal e na Europa
N.º 49 (2016)Organizadores: Isabel Menezes, Virgílio B. Pereira & Reinhold Hedtke
-
A avaliação das escolas: políticas, perspetivas e práticas
N.º 47 (2016)Organizadores: Preciosa Fernandes, Isabel Fialho & Antonio Bolívar Botía
-
Promovendo a excelência pedagógica na universidade
N.º 46 (2015)Organizadores: Amélia Lopes, Fernando Remião & Ignacio Rivas Flores
-
Educational policies and early school leaving in Europe
N.º 45 (2015)Editores: Cristina Rocha, Eunice Macedo, Helena C. Araújo, Noel Clycq & Christiane Timmerman