N.º 67 (2024): Teacher Education: Building an Agenda for the 21st Century

Imagem da capa

Editoras Convidadas:

Anja Swennen, Vrije Universiteit Amsterdam, Países Baixos.
Carlinda Leite, Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.
Amélia Lopes, Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

Em julho de 2022, o Porto acolheu uma conferência internacional do EDULOG sobre formação de professores sob o tema desafiante: "Formação de Professores: Construir uma Agenda para o Século XXI". O principal motivo que levou à organização desta conferência foi o reconhecimento coletivo, tanto na comunidade internacional como na comunidade educativa, dos profundos desafios que se colocam à educação atual e futura. Foi partilhada a convicção de que a formação de professores é fundamental para o avanço da educação. Os formadores de professores, quer nas instituições de ensino superior quer nas escolas, têm a tarefa de formar todos/as os/as professores/as, influenciando assim indiretamente as práticas de ensino de todos/as os/as educadores/as e as experiências de aprendizagem de todos/as os/as alunos/as. Trata-se de uma tarefa imensa e de grande responsabilidade.

Publicado: 2024-03-31

EDITORIAL

DOSSIER TEMÁTICO