Educação em Portugal 40 anos após o 25 de abril de 1974
N.º 43 (2014)

Editores/as Convidados/as: Luiza Cortesão, Roger Dale & António M. Magalhães

Contemporaneidade na educação artística
N.º 40 (2013)

Editores/as Convidados/as: Fernando Hernandéz, Manuela Terrasêca & José Paiva


 

Health education: perspectives and intervention contexts
N.º 38 (2013)

Editores/as Convidados/as: Preciosa Fernandez, José Caldas & David Ingleby 

Gender, Education and Social Justice: Linking Theories, Methods, Practices and Agendas
N.º 35 (2012)

Organizadores: Sofia Marques da Silva, Prudencia Gutierrez Esteban & Lucie Jarkovská


 


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A Educação em Instituições de Custódia
N.º 30 (2010)

Organizadores: José Luís Fernandes & Tiago Neves


 


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Trabalho na Educação
N.º 29 (2009)

Organizadores: Bernard Charlot, Amélia Lopes & José Alberto Correia


 


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Políticas e Desenvolvimento Curricular no Ensino Superior
N.º 28 (2009)

Organizadores:Carlinda Leite & António M. Magalhães


 


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Jovens, percursos e transições em instituições e comunidades educativas
N.º 27 (2008)

Organizadores: Helena C. Araújo & Paul Willis


 


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Stephen R. Stoer: Textos escolhidos
N.º 26 (2008)

Director: José Alberto Correia


 


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Cidadanias, género e infância: Abordagens pluridisciplinares
N.º 25 (2007)

Organizadores: Helena C. Araújo e Cristina Rocha


 


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Educação e Ambiente. Temas transversais
N.º 21 (2003)

"A relação entre ambiente e educação tem sido consistentemente reforçada por organismos tão diferentes como as Nações Unidas, a União Europeia, os governos nacionais e internacionais, as ONGA's, as universidades, considerando que esta é uma relação incontornável para, nos dias de hoje, tornar visíveis e resolúveis os variados problemas sócio-ambientais que pesam sobre as sociedades contemporâneas e a biosfera. Mas esta relação não é simples e muito menos linearmente ligada: implica diferentes níveis de articulação, numa hierarquia intricada (Godard, 1997) de acontecimentos que apelam a diferentes saberes disciplinares mas também a posições filosóficas, éticas e políticas. Nesse sentido, o presente número da Revista Educação, Sociedade e Culturas pretende examinar algumas das questões que se levantam neste vasto campo de reflexão e de acção, e os textos que (…) se apresentam reflectem uma variedade de perspectivas desenvolvidas por especialistas de áreas diferentes que estiveram envolvidos num conjunto de seminários de formação de professores realizados no contexto do projecto 'Terra: transversalização curricular e consciência ambiental'"


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Escola e Territórios
N.º 20 (2003)

" (…) A escola, como instituição característica do advento da modernidade, participa, em termos históricos, [do] duplo movimento de "deslocalização" e de "relocalização" da vida social. Assim, a escola é tributária e participa das mudanças que historicamente marcam a passagem das sociedades de Antigo Regime para as sociedades industriais modernas e, desse ponto de vista, a escola nasceu em ruptura com o local. Por outro lado, as práticas escolares são hoje marcadas pela referência a uma necessária recontextualização da acção educativa escolar que trouxe para primeiro plano o debate sobre as relações entre a escola e o local. (…)"


 


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