Educação e gerações
N.º 44 (2015)
Educação em Portugal 40 anos após o 25 de abril de 1974
N.º 43 (2014)
Editores/as Convidados/as: Luiza Cortesão, Roger Dale & António M. Magalhães
Novos problemas de investigação em educação
N.º 42 (2014)
Pensar a educação no século XXI: contributos
N.º 41 (2014)
Contemporaneidade na educação artística
N.º 40 (2013)
Editores/as Convidados/as: Fernando Hernandéz, Manuela Terrasêca & José Paiva
Configurações da investigação educacional no Brasil
N.º 39 (2013)
Health education: perspectives and intervention contexts
N.º 38 (2013)
Editores/as Convidados/as: Preciosa Fernandez, José Caldas & David Ingleby
Changing worlds, changing education?
N.º 37 (2012)
Educação, política, alteridades
N.º 36 (2012)
Políticas e Práticas de Avaliação
N.º 33 (2011)
A Educação em Instituições de Custódia
N.º 30 (2010)
Trabalho na Educação
N.º 29 (2009)
Stephen R. Stoer: Textos escolhidos
N.º 26 (2008)
Formação, Identidades e Práticas Profissionais
N.º 22 (2004)
Educação e Ambiente. Temas transversais
N.º 21 (2003)
"A relação entre ambiente e educação tem sido consistentemente reforçada por organismos tão diferentes como as Nações Unidas, a União Europeia, os governos nacionais e internacionais, as ONGA's, as universidades, considerando que esta é uma relação incontornável para, nos dias de hoje, tornar visíveis e resolúveis os variados problemas sócio-ambientais que pesam sobre as sociedades contemporâneas e a biosfera. Mas esta relação não é simples e muito menos linearmente ligada: implica diferentes níveis de articulação, numa hierarquia intricada (Godard, 1997) de acontecimentos que apelam a diferentes saberes disciplinares mas também a posições filosóficas, éticas e políticas. Nesse sentido, o presente número da Revista Educação, Sociedade e Culturas pretende examinar algumas das questões que se levantam neste vasto campo de reflexão e de acção, e os textos que (…) se apresentam reflectem uma variedade de perspectivas desenvolvidas por especialistas de áreas diferentes que estiveram envolvidos num conjunto de seminários de formação de professores realizados no contexto do projecto 'Terra: transversalização curricular e consciência ambiental'"
Escola e Territórios
N.º 20 (2003)
" (…) A escola, como instituição característica do advento da modernidade, participa, em termos históricos, [do] duplo movimento de "deslocalização" e de "relocalização" da vida social. Assim, a escola é tributária e participa das mudanças que historicamente marcam a passagem das sociedades de Antigo Regime para as sociedades industriais modernas e, desse ponto de vista, a escola nasceu em ruptura com o local. Por outro lado, as práticas escolares são hoje marcadas pela referência a uma necessária recontextualização da acção educativa escolar que trouxe para primeiro plano o debate sobre as relações entre a escola e o local. (…)"