Education in Portugal 40 years on from April 25, 1974
No. 43 (2014)

Guest Editors: Luiza Cortesão, Roger Dale & António M. Magalhães

Contemporaneity on arts education
No. 40 (2013)

Guest Editors: Fernando Hernandéz, Manuela Terrasêca & José Paiva

Health education: perspectives and intervention contexts
No. 38 (2013)

Guest Editors: Preciosa Fernandez, José Caldas & David Ingleby 

Gender, Education and Social Justice: Linking Theories, Methods, Practices and Agendas
No. 35 (2012)

Organizadores: Sofia Marques da Silva, Prudencia Gutierrez Esteban & Lucie Jarkovská


 


Texto completo

A Educação em Instituições de Custódia
No. 30 (2010)

Organizadores: José Luís Fernandes & Tiago Neves


 


Texto completo


 

Trabalho na Educação
No. 29 (2009)

Organizadores: Bernard Charlot, Amélia Lopes & José Alberto Correia


 


Texto completo

Políticas e Desenvolvimento Curricular no Ensino Superior
No. 28 (2009)

Organizadores:Carlinda Leite & António M. Magalhães


 


Texto completo

Jovens, percursos e transições em instituições e comunidades educativas
No. 27 (2008)

Organizadores: Helena C. Araújo & Paul Willis


 


Texto completo

Stephen R. Stoer: Textos escolhidos
No. 26 (2008)

Director: José Alberto Correia


 


Texto completo

Cidadanias, género e infância: Abordagens pluridisciplinares
No. 25 (2007)

Organizadores: Helena C. Araújo e Cristina Rocha


 


Texto completo

Educação e Ambiente. Temas transversais
No. 21 (2003)

"A relação entre ambiente e educação tem sido consistentemente reforçada por organismos tão diferentes como as Nações Unidas, a União Europeia, os governos nacionais e internacionais, as ONGA's, as universidades, considerando que esta é uma relação incontornável para, nos dias de hoje, tornar visíveis e resolúveis os variados problemas sócio-ambientais que pesam sobre as sociedades contemporâneas e a biosfera. Mas esta relação não é simples e muito menos linearmente ligada: implica diferentes níveis de articulação, numa hierarquia intricada (Godard, 1997) de acontecimentos que apelam a diferentes saberes disciplinares mas também a posições filosóficas, éticas e políticas. Nesse sentido, o presente número da Revista Educação, Sociedade e Culturas pretende examinar algumas das questões que se levantam neste vasto campo de reflexão e de acção, e os textos que (…) se apresentam reflectem uma variedade de perspectivas desenvolvidas por especialistas de áreas diferentes que estiveram envolvidos num conjunto de seminários de formação de professores realizados no contexto do projecto 'Terra: transversalização curricular e consciência ambiental'"


Texto completo

Escola e Territórios
No. 20 (2003)

" (…) A escola, como instituição característica do advento da modernidade, participa, em termos históricos, [do] duplo movimento de "deslocalização" e de "relocalização" da vida social. Assim, a escola é tributária e participa das mudanças que historicamente marcam a passagem das sociedades de Antigo Regime para as sociedades industriais modernas e, desse ponto de vista, a escola nasceu em ruptura com o local. Por outro lado, as práticas escolares são hoje marcadas pela referência a uma necessária recontextualização da acção educativa escolar que trouxe para primeiro plano o debate sobre as relações entre a escola e o local. (…)"


 


Texto completo