A Educação, Sociedade & Culturas (ESC) é uma revista académica com arbitragem científica, publicada pelo Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto. A ESC dirige-se a uma audiência internacional de académicos/as, investigadoras/es e a estudantes nas áreas de interesse da revista, mas também a educadores/as, professores/as, decisores e ao público em geral.

CALL FOR PAPERS | Educação em Ditadura: políticas, práticas e resistência

2025-07-04

Número especial da Educação, Sociedade & Culturas
EDUCAÇÃO EM DITADURA: POLÍTICAS, PRÁTICAS E RESISTÊNCIA
Envio de artigos até 16 de fevereiro de 2026

Organizadores/as convidados/as
Luís Grosso Correia, CIIE, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
Felicitas Acosta, Universidad Nacional de La Plata e/and Universidad Nacional de General Sarmiento, Argentina
Antonio Canales Serrano, Universidad Complutense de Madrid, Espanha

CALL FOR PAPERS GERAL (aberto em permanência)

2023-12-11

A revista ESC – Educação, Sociedade & Culturas convida-o/a a submeter trabalho/s sobre temas educativos mais tradicionais e emergentes para possível inclusão nos próximos números da revista. A revista aceita submissões em português, inglês, francês ou espanhol, e não coloca limitações às perspetivas conceptuais e metodológicas.

A ESC é A2 no novo Qualis Periódicos

2023-02-17

A revista ESC foi avaliada como A2 no novo Qualis Periódicos, no âmbito da Avaliação Quadrienal 2017-2020. A2 é a segunda classificação mais elevada.

N.º 71 (2025): Mobilidade Transatlântica na Nova Geopolítica do Conhecimento: (Inter)Dependências na Educação Superior Brasil/Portugal

Organizadores/as convidados/as:
Marcelo Parreira do Amaral, Universidade de Münster, Alemanha
Tiago Neves, Universidade do Porto, Portugal

Publicado: 01-09-2025

Editorial

Marcelo Parreira Amaral, Tiago Neves, Sofia M. Silva

O que é uma escola racialmente justa?

Jorge Felipe Marçal, Thiago Ranniery

A experiência de estudantes maduros no ensino superior português

Thyene Bürkle, Preciosa Fernandes, Angélica Monteiro
Ver Todos os Números