Entre Paris e São Paulo A internacionalização de modelos pedagógicos de formação docente no início do século XX

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Wiara Rosa Rios Alcântara

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar, por meio do estudo da materialidade da Escola Normal do Brás, a internacionalização de modelos pedagógicos, no início do século XX, para a formação de professoras primárias. Os materiais provenientes de outros países, bem como os livros de autores estrangeiros retirados da biblioteca, como portugueses e franceses, são analisados pelos indícios que fornecem acerca dos saberes e práticas que circularam naquela instituição. Ainda que não se possa supor as práticas dos objetos, a presença deles informa sobre a concepção de escola, de formação de professora primária e orientações pedagógicas naquele contexto.

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Como Citar
Alcântara, W. R. R. . (2017). Entre Paris e São Paulo: A internacionalização de modelos pedagógicos de formação docente no início do século XX. Educação, Sociedade & Culturas, 51, 77-97. https://doi.org/10.34626/esc.vi51.85
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Alcântara, W. R. R. . (2017). Entre Paris e São Paulo: A internacionalização de modelos pedagógicos de formação docente no início do século XX. Educação, Sociedade & Culturas, 51, 77-97. https://doi.org/10.34626/esc.vi51.85