Empregabilidade percebida, adaptabilidade de carreira e autoeficácia na transição para o trabalho Diferenças entre estudantes e trabalhadores estudantes
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Os constructos de adaptabilidade, empregabilidade percebida e autoeficácia têm vindo a ser referenciados como ferramentas essenciais no desenvolvimento e gestão da carreira, particularmente para estudantes de ensino superior, numa fase de preparação da transição para o mundo do trabalho. Neste âmbito, a literatura tem sublinhado a importância das experiências ao trabalho na promoção de competências facilitadoras da transição para a vida profissional, ainda que os resultados dos estudos empíricos não sejam suficientemente conclusivos. O presente estudo (N = 391; 80.6% sexo feminino) teve como objetivo analisar as diferenças entre estudantes (71.6%) e trabalhadores-estudantes (28.4%), relativamente às variáveis adaptabilidade de carreira, empregabilidade percebida e autoeficácia na transição para o trabalho. Os resultados foram favoráveis aos trabalhadores estudantes para todas as variáveis analisadas. Por último, são discutidas as implicações destes resultados nas práticas de apoio à inserção profissional dos estudantes levadas a cabo pelas instituições de ensino superior.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.