"Videojogos do oprimido" Contributos para o desenvolvimento de um framework freiriano
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Considerando a ascensão, em vários continentes, de ideologias extremistas de cariz nacionalista e neoliberal, o pensamento de Paulo Freire é hoje mais importante do que nunca, e as possibilidades trazidas pelas novas tecnologias são um excelente ponto-de-partida para a revisitação das suas perspetivas. Procurando conjugar o pensamento freiriano e o universo dos videojogos sérios, este artigo explora a construção de um framework com base empírica na articulação entre as perspetivas de 73 docentes, investigadores e estudantes do ensino superior do Porto sobre a sua experiência em 10 workshops sobre videojogos sérios e conceitos-chave de Freire como «temas geradores», «opressão» ou «conscientização». Procura-se que este artigo se possa constituir como um elemento fundador para aprofundamento da interseção entre Freire e os jogos sérios.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.