"Videojogos do oprimido" Contributos para o desenvolvimento de um framework freiriano

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Hugo Santos
Lucinda Saldanha
Marta Pinto
Pedro Daniel Ferreira

Resumo

Considerando a ascensão, em vários continentes, de ideologias extremistas de cariz nacionalista e neoliberal, o pensamento de Paulo Freire é hoje mais  importante do que nunca, e as possibilidades trazidas pelas novas tecnologias são um excelente ponto-de-partida para a revisitação das suas perspetivas. Procurando conjugar o pensamento freiriano e o universo dos videojogos sérios, este artigo explora a construção de um framework com base empírica na articulação entre as perspetivas de 73 docentes, investigadores e estudantes do ensino superior do Porto sobre a sua experiência em 10 workshops sobre videojogos sérios e conceitos-chave de Freire como «temas geradores», «opressão» ou «conscientização». Procura-se que este artigo se possa constituir como um elemento fundador para aprofundamento da interseção entre Freire e os jogos sérios.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Santos, H., Saldanha, L., Pinto, M., & Ferreira, P. D. (2019). "Videojogos do oprimido": Contributos para o desenvolvimento de um framework freiriano. Educação, Sociedade & Culturas, 54, 175-195. https://doi.org/10.34626/esc.vi54.56
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Santos, H., Saldanha, L., Pinto, M., & Ferreira, P. D. (2019). "Videojogos do oprimido": Contributos para o desenvolvimento de um framework freiriano. Educação, Sociedade & Culturas, 54, 175-195. https://doi.org/10.34626/esc.vi54.56