Evening knowledge Paulo Freire e a luz transbordando a taça do Graal
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Paulo Freire tem inspirado ao longo dos anos o trabalho do Graal em contextos de educação não-formal. Neste texto, e com um olhar de evening knowledge (o conheciment o que uma pessoa tem após uma longa experiência), são apresentados três temas geradores e problematizados em textos-desafio. No tempo que decorre entre o seu morning knowledge (conhecimento inicial onde brilha a luz dos começos) e o seu evening knowledge, a autora tenta re-situar-se em relação a dois temas centrais das ciências da educação, nomeadamente os temas libertação e autonomia, que aparecem com novos «ingredientes» emancipatórios que precisam de ser descodificados. O terceiro texto tenta perspetivar a dimensão transcendental do trabalho educativo. Dimensão sempre presente no Movimento do Graal.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.