Evening knowledge Paulo Freire e a luz transbordando a taça do Graal

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marijke de Koning

Resumo

Paulo Freire tem inspirado ao longo dos anos o trabalho do Graal em contextos de educação não-formal. Neste texto, e com um olhar de evening knowledge (o conheciment o que uma pessoa tem após uma longa experiência), são apresentados três temas geradores e problematizados em textos-desafio. No tempo que decorre entre o seu morning knowledge (conhecimento inicial onde brilha a luz dos começos) e o seu evening knowledge, a autora tenta re-situar-se em relação a dois temas centrais das ciências da educação, nomeadamente os temas libertação e autonomia, que aparecem com novos «ingredientes» emancipatórios que precisam de ser descodificados. O terceiro texto tenta perspetivar a dimensão transcendental do trabalho educativo. Dimensão sempre presente no Movimento do Graal.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Koning, M. de . (2019). Evening knowledge: Paulo Freire e a luz transbordando a taça do Graal. Educação, Sociedade & Culturas, 54, 117-129. https://doi.org/10.34626/esc.vi54.53
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Koning, M. de . (2019). Evening knowledge: Paulo Freire e a luz transbordando a taça do Graal. Educação, Sociedade & Culturas, 54, 117-129. https://doi.org/10.34626/esc.vi54.53