Paulo Freire e arte educação Considerações sobre a estética freiriana e a arte na educação/formação

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Álvaro Pantoja Leite

Resumo

As considerações tecidas neste artigo colocam em diálogo o pensamento freiriano – apresentado através de um conjunto articulado de fragmentos de escritos diversos de Paulo Freire –, o paradigma da Complexidade/Transdisciplinaridade e a abordagem pedagógica da Arte/Educação. Desenvolve-se uma reflexão sobre a estética freiriana e a arte na educação, desdobrada em três subtemas: a perspetiva pedagógica de Paulo Freire; a Educação como atividade estética; a Arte/Educação na formação de educadores. Em modo de conclusão, reivindica-se uma educação que busque constituir-se como um espaço da formação de sujeitos críticos e criativos, de experiência estética e ética, de reinvenção poética do fazer educativo/formativo.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Leite, Álvaro P. (2021). Paulo Freire e arte educação: Considerações sobre a estética freiriana e a arte na educação/formação. Educação, Sociedade & Culturas, 54, 85-103. https://doi.org/10.34626/esc.vi54.51
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Leite, Álvaro P. (2021). Paulo Freire e arte educação: Considerações sobre a estética freiriana e a arte na educação/formação. Educação, Sociedade & Culturas, 54, 85-103. https://doi.org/10.34626/esc.vi54.51