Paulo Freire e arte educação Considerações sobre a estética freiriana e a arte na educação/formação
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
As considerações tecidas neste artigo colocam em diálogo o pensamento freiriano – apresentado através de um conjunto articulado de fragmentos de escritos diversos de Paulo Freire –, o paradigma da Complexidade/Transdisciplinaridade e a abordagem pedagógica da Arte/Educação. Desenvolve-se uma reflexão sobre a estética freiriana e a arte na educação, desdobrada em três subtemas: a perspetiva pedagógica de Paulo Freire; a Educação como atividade estética; a Arte/Educação na formação de educadores. Em modo de conclusão, reivindica-se uma educação que busque constituir-se como um espaço da formação de sujeitos críticos e criativos, de experiência estética e ética, de reinvenção poética do fazer educativo/formativo.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.