A formação inicial de professores e o ensino de língua materna Contextos contemporâneos
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Resumo
Este artigo analisa o contexto normativo atual da formação de professores de Língua Portuguesa como língua materna no Brasil, investigando especialmente a abordagem dada à multimodalidade, aos multiletramentos e à língua materna nos recentes regramentos nacionais da formação inicial de professores e da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental cujos procedimentos calcaram-se em análise categorial temática e transversal de resultados a partir dos achados do estudo e teoria embasadora. À luz do diálogo teórico, constata-se que no tratamento da Língua Portuguesa como língua materna se mostra oportuno a ampliação do diálogo entre os normativos recentes, consoante a legislação basilar de educação brasileira, de modo que seja possível às licenciaturas em Letras aprimorarem a formação dos professores de Língua Portuguesa no Brasil, preparando-os na sua atuação para a apropriação da multimodalidade linguística e dos multiletramentos no processo de ensinar e aprender.
Recebido: 2/06/2021
Aceite: 20/10/2021
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Como Citar
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