O “vírus” da exclusão socioeconômico-digital no ensino superior em tempos de COVID-19
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os achados de uma pesquisa matriz denominada “Pandemia e educação: narrativas de estudantes do ensino superior público do Estado de Alagoas, Brasil” que, no ano de 2020, problematizou: qual a situação dos/as estudantes em termos de acesso à Internet e aos equipamentos disponíveis para a participação de aulas on-line durante a fase mais aguda da Covid-19? A partir da abordagem quantiqualitativa, e na tentativa de “responder” essa problemática, utilizamos como fontes questionários e sessões conversa on-line com estudantes dos cursos de licenciatura em Pedagogia e de bacharelado em Jornalismo do Campus Maceió, da Universidade Federal de Alagoas. Nesse percurso, caracterizamos os sujeitos estudantes como praticantespensantes, heróis anônimos, que reinventaram novas maneiras de fazer e de estudar, nos âmbitos pessoal, doméstico e acadêmico. As narrativas demonstraram a preexistência do vírus da desigualdade nos contextos socioeconômicos e digitais dos/as estudantes dos cursos investigados antes do estado pandêmico, que foram desvelados durante a tragédia provocada pela Covid-19, na história presente (2020-2021).
Submetido: 05.02.2021
Aceite: 21.05.2021
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.
Como Citar
Referências
Alagoas 24 Horas. (2021, janeiro 28). AL confirma mais nove mortes e 433 novos casos de Covid-19. Há 774 casos em investigação laboratorial. Números totais chegam a 116.379 casos confirmados e 2.719 óbitos. https://www.alagoas24horas.com.br/1339331/al-confirma-mais-nove-mortes-e-433-novos-casos-de-Covid-19
Almeida, Beatriz O., & Alves, Lynn G. (2020). Letramento digital em tempos de covid-19: Uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, 12(28), 1-18. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p1-18
Arruda, Eucidio P. (2020). Educação remota emergencial: Elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede – Revista de Educação a Distância, 7(1), 257-275. https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621
Benjamin, Walter (1994). Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da escrita (8.ª ed.). Brasiliense.
Bogdan, Robert, & Biklen, Sari (2010). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Carvalho, Cícero P. (2020). Os impactos da epidemia na economia alagoana: Notas sobre a conjuntura econômica nos meses de março a junho de 2020. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEAC/UFAL.
Certeau, Michel (1994). A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes.
Freire, Paulo (1987). Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra. (Publicado originalmente em 1968)
Freire, Paulo (1992). Pedagogia do oprimido (11.ª ed.). Paz e Terra. (Originalmente publicado em 1968)
Hargreaves, Andy, & Fullan, Michael (2020). Professional capital after the pandemic: Revisiting and revising classic understandings of teachers’ work. Journal of Professional Capital and Communiyt, 5(3/4), 327-336. https://doi.org/10.1108/JPCC-06-2020-0039
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (s.d.). Brasil / Alagoas: População. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/panorama
Joye, Cassandra R., Moreira, Marília M. & Rocha, Sinara D. (2020). Educação a distância ou atividade educacional remota emergencial: Em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 9(7), e521974299. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4299
Lahire, Bernard (1995). Sucesso escolar nos meios populares: As razões do improvável. Ática.
Lima, Telma, & Mioto, Regina (2007). Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: A pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, 10. https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004
Marx, Karl, & Engels, Friedrick (2007). A ideologia alemã. Editora Martin Claret. (Publicado originalmente em 1932)
Martins, Vivian, & Almeida, Joelma (2020). Educação em tempos de pandemia no Brasil: Saberesfazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line com perspectiva. Redoc, 4(2), 215-224. https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51026
McLuhan, Marshall (1969). Os meios de comunicação como extensão do homem. Cultrix.
Moreira, José António M., Henriques, Susane, & Barros, Daniela (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 34, 351-364. https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123
pplware. (2021, janeiro 26). Ministério da Educação garante 335 mil computadores a partir de março.
https://pplware.sapo.pt/informacao/ministerio-da-educacao-garante-335-mil-computadores-a-partir de-marco/
Queiroz Ribeiro, Luiz C., Salata, André, Costa, Lygia, & Ribeiro, Marcelo G. (2013). Desigualdades digitais: Acesso e uso da Internet, posição socioeconómica e segmentação espacial nas metrópoles brasileiras. Análise Social, 48(207), 288-320. https://www.jstor.org/stable/23723188
Santos, Boaventura S. (2007). Para além do pensamento abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos Estudos CEBRAP, 79. https://doi.org/10.1590/S0101-33002007000300004
Universidade Federal de Alagoas. (2020). Perfil socioeconômico e cultural dos(as) estudantes da Ufal (Relatório técnico). Editora da Universidade Federal de Alagoas. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6953
Xiao, Chunchen, & Yi, Li (2020, maio 1). Analysis on the influence of epidemic on education in China. American Ethnologist. https://americanethnologist.org/features/collections/covid-19-and- student-focused-concerns-threats-and-possibilities/analysis-on-the-influence-of-epidemic-on-education-in-china
Legislação brasileira
Ministério da Educação. (2020). Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376
Universidade Federal de Alagoas, & Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores. (2020). Resolução nº. 34/2020-Consuni/Ufal, de 08 de setembro de 2020: Implementa o período letivo excepcional (PLE) para os cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), regulamenta atividades acadêmicas não presenciais (AANPS) durante a pandemia do novo coronavírus (sars-cov-2), e dá outras providências. https://ufal.br/resolucoes/2020/rco-n-34-de-08-09-2020.pdf