Avaliação externa de escolas Um meta-estudo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Joana Sousa
Natália Costa
Micaela Marques
José A. Pacheco

Resumo

A Avaliação Externa de Escolas (AEE) encontra‑se numa fase de consolidação nas instituições, tendo‑se tornado num significativo objeto de pesquisa a nível nacional. Neste artigo, apresenta‑se um metaestudo, a partir de um corpus documental, constituído por oito estudos empíricos sobre a AEE para efeitos de obtenção do grau de mestre, realizados entre 2011 e 2014, numa universidade portuguesa. Os resultados deste estudo procuram responder à questão «Que resultados são evidenciados pelos estudos empíricos sobre a AEE?». O metaestudo realizado revela que a recetividade à AEE está relacionada com as lideranças estabelecidas nas instituições, sendo que os efeitos produzidos são distintamente percecionados pelos atores educativos. Em termos de efeitos da AEE, os dados apontam para a existência de uma linha de gradação descendente, sendo mais intensa na dimensão organizacional e menos percecionada nas dimensões curricular e pedagógica. Há também uma relação entre a AEE e os resultados académicos, o que faz com que as práticas pedagógicas dos docentes confluam para uma cultura escolar de valorização de resultados, sendo ainda de referir a estreita associação entre a AEE e a autoavaliação das instituições.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Sousa, J., Costa, N. ., Marques, M. ., & Pacheco, J. A. . (2016). Avaliação externa de escolas: Um meta-estudo. Educação, Sociedade & Culturas, 47, 53-72. https://doi.org/10.34626/esc.vi47.187
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Sousa, J., Costa, N. ., Marques, M. ., & Pacheco, J. A. . (2016). Avaliação externa de escolas: Um meta-estudo. Educação, Sociedade & Culturas, 47, 53-72. https://doi.org/10.34626/esc.vi47.187