Avaliação externa de escolas Um meta-estudo
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A Avaliação Externa de Escolas (AEE) encontra‑se numa fase de consolidação nas instituições, tendo‑se tornado num significativo objeto de pesquisa a nível nacional. Neste artigo, apresenta‑se um metaestudo, a partir de um corpus documental, constituído por oito estudos empíricos sobre a AEE para efeitos de obtenção do grau de mestre, realizados entre 2011 e 2014, numa universidade portuguesa. Os resultados deste estudo procuram responder à questão «Que resultados são evidenciados pelos estudos empíricos sobre a AEE?». O metaestudo realizado revela que a recetividade à AEE está relacionada com as lideranças estabelecidas nas instituições, sendo que os efeitos produzidos são distintamente percecionados pelos atores educativos. Em termos de efeitos da AEE, os dados apontam para a existência de uma linha de gradação descendente, sendo mais intensa na dimensão organizacional e menos percecionada nas dimensões curricular e pedagógica. Há também uma relação entre a AEE e os resultados académicos, o que faz com que as práticas pedagógicas dos docentes confluam para uma cultura escolar de valorização de resultados, sendo ainda de referir a estreita associação entre a AEE e a autoavaliação das instituições.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.