Avaliação externa de escolas Um meta-estudo
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Abstract
A Avaliação Externa de Escolas (AEE) encontra‑se numa fase de consolidação nas instituições, tendo‑se tornado num significativo objeto de pesquisa a nível nacional. Neste artigo, apresenta‑se um metaestudo, a partir de um corpus documental, constituído por oito estudos empíricos sobre a AEE para efeitos de obtenção do grau de mestre, realizados entre 2011 e 2014, numa universidade portuguesa. Os resultados deste estudo procuram responder à questão «Que resultados são evidenciados pelos estudos empíricos sobre a AEE?». O metaestudo realizado revela que a recetividade à AEE está relacionada com as lideranças estabelecidas nas instituições, sendo que os efeitos produzidos são distintamente percecionados pelos atores educativos. Em termos de efeitos da AEE, os dados apontam para a existência de uma linha de gradação descendente, sendo mais intensa na dimensão organizacional e menos percecionada nas dimensões curricular e pedagógica. Há também uma relação entre a AEE e os resultados académicos, o que faz com que as práticas pedagógicas dos docentes confluam para uma cultura escolar de valorização de resultados, sendo ainda de referir a estreita associação entre a AEE e a autoavaliação das instituições.
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