Elementos do design de videojogos que fomentam o interesse dos jogadores
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Com base num estudo realizado com alunos do 2º ciclo do ensino básico (CEB) ao ensino superior, apresentamos os principais elementos do design de videojogos que levam os jovens a jogar jogos digitais. A constante procura por nova informação nas pessoas é fundamental no modo como se realiza o design de videojogos, que por sua vez tem também em atenção modelações motivacionais para sustentar as experiências de jogo. No estudo realizado, e por forma a motivar por competências, identificámos nas respostas obtidas os elementos de design «fantasia», «desafio» e «excitação»; já na motivação pela autonomia salientaram-se «tipos de jogo», «mecânica» e jogabilidade. Ao contrário do esperado, não conseguimos destacar elementos para a motivação, pelos relacionamentos a partir da análise do interesse dos sujeitos nos jogos que mais jogam.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Secção
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.