Da presença de um vector neoconservador e restauracionista na reforma educativa portuguesa dos anos 89-90
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Neste artigo parte-se de uma reflexão sobre a análise crítica produzida a respeito das reformas educativas dos anos 80-90 e, com base numa investigação sobre o processo de desenvolvimento curricular da Área de Formação Pessoal e Social, identificam-se os diversos projectos político-educativos que estiveram subjacentes à sua conceptualização e operacionalização e conclui-se assinalando a presença de um vector conservador e restauracionista na reforma educativa portuguesa.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Secção

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.
Como Citar
Referências
AFONSO, Almerindo J (1997) “O neoliberalismo educacional mitigado numa década de governação social-democrata Um contributo sociológico para pensar a reforma educativa em Portugal (1985-1995)”, Revista Portuguesa de Educação, 10 (2), 103-137
ANTUNES, Fátima (1998) Políticas educativas para Portugal, anos 80-90 O debate acerca do ensino profissional na escola pública, Lisboa: Instituto de Inovação Educacional
APPLE, Michael (1998) “A restauração conservadora: moralidade, genética e política educativa”, Revista de Educação, VII (2), 3-13
BEANE, James A (1990) Affect in the curriculum Toward democracy, dignity and diversity, Nova Iorque: Teachers College Press
BERNARDO, Rodolfo & NEAL, Jo (1997) “In pursuit of the moral school”, Journal of Education, 179 (3), 33-43
BERNSTEIN, Basil (1998) Pedagogia, control simbólico e identidade, Madrid: Morata
BEYER, Landon E & LISION, Daniel P (1996) Curriculum in conflict: social visions, educational agendas and progressive school reform, Nova Iorque: Teachers College Press
CAMPOS, Bártolo Paiva & MENEZES, Isabel (1998) “Affective education in Portugal”, in P Lang, & Y Katz & I Menezes (orgs) Affective Education A comparative view, Londres: Cassell, pp: 107-115
CORREIA, José Alberto (1994) “A educação em Portugal no limiar do século XXI: perspectivas de desenvolvimento futuro”, Educação, Sociedade & Culturas, 2, 7-30
CUNHA, Pedro d’Orey da (1996) Ética e Educação, Lisboa: Universidade Católica Editora
ELLENWOOD, Stephan (1996) “Values and Character in Schools”, in M O Valiente et al (orgs) Teacher Training and Values Education, 121-135
EURYDICE (1997) Dez anos de reformas ao nível do ensino obrigatório na União Europeia (1984-1994), União Europeia (documento disponível no site Internet, http://www.eurydice.org/Homepage.htm)
GIMENO SACRISTIÁN, J (1997) “Políticas y prácticas curriculares: determinación o búsqueda de nuevos esquemas?”, in José Augusto Pacheco, Mª Palmira Alves & Mª Assunção Flores (orgs) Reforma curricular: da intenção à realidade, Braga: Universidade do Minho (Actas do “2º colóquio sobre questões curriculares” realizado na UM nos dias 18 e 19 de Outubro de 1997), 23-50
GOMES, Rui (1999) “25 anos depois: expansão e crise da escola de massas em Portugal”, Educação, Sociedade & Culturas, 11, 133-164
GOODSON, Ivor (1997) A construção social do currículo, Lisboa: Educa
GRÁCIO, Rui (1995) Obra Completa (Vol II – Do Ensino), Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
LEMING, James S (1997) “Whiter goes character education? Objectives, pedagogy and research in education programs”, Journal of Education, 179 (2), Part I, 11-34
LICKONA, Thomas (1991) Educating for character: how our schools can teach respect and responsibility, Nova Iorque: Bantam Books
LICKONA, Thomas (1996) “Eleven principles of effective character education”, Journal of Moral Education, 25 (1), 93-100
LUNDGREN, Ulf P (1992) Teoría del currículum y escolarización, Madrid: Morata
MENEZES, Isabel (1999) Desenvolvimento psicológico na Formação Pessoal e Social, Porto: Edições Asa
PACHECO, José Augusto (1996) Currículo: teoria e práxis, Porto: Porto Editora
POPKIEWITZ, T S (1994) Sociología política de las reformas educativas El poder/saber en la enseñanza, la formación del profesorado y la investigación, Madrid: Morata
RYAN, Kevin (1991) “O professor e a educação moral: em busca de uma nova síntese”, Seminário – A Formação Pessoal e Social em debate (documento policopiado)
RYAN, Kevin (1997) “The missing link’s missing link”, Journal of Education, 179 (2), 81-90
STOER, Stephen & STOLEROFF, Alan & CORREIA, J Alberto (1990) “O novo vocacionalismo na política educativa em Portugal e a reconstrução da lógica da acumulação”, Revista Crítica de Ciências Sociais, 29, 11-53
STOER, Stephen & AFONSO, Almerindo (1999) “25 anos de sociologia da educação em Portugal: alguns percursos, problemáticas e perspectivas”, Revista Crítica de Ciências Sociais, 52/53, 307-331
TAYLOR, Monica (1994) Values education in Europe: a comparative overview of a survey of 26 countries in 1993, Dundee: CIDREE/UNESCO
TEODORO, António (1994) Política educativa em Portugal Educação, desenvolvimento e participação política dos professores, Lisboa: Bertrand Editora
TRINDADE, Rui F (1998) As escolas do 1º ciclo do ensino básico como espaços de formação pessoal e social: questões e perspectivas, Porto: Porto Editora
WARBURG, Stephanie & DORCUS, J & HARRIS, C (1997) “The Max Warburg courage curriculum”, Journal of Education, 179 (3), 45-57
WHITE, Charles S (1997) “The moral dimension of civic education in the elementary school: habit or reason?” Journal of Education, 179 (2), 35-45