Mapeando decisões no campo da educação no âmbito do processo da realização das políticas educativas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luiza Cortesão
António M. Magalhães
Stephen R. Stoer

Resumo

Neste trabalho analisaremos a construção de políticas e a decisão política admitindo que elas constituem um projeto - ou projetos - de mudança social. (...) O objetivo do presente artigo é o de construir um quadro teórico capaz de esclarecer o sentido de dadas decisões no campo de educação no presente contexto  de transição sociocultural. Neste sentido, procuraremos elaborar um dispositivo de mapeamento de decisões no campo da educação com base em três tipos-ideais de formas de lidar com a mudança social. Não é nossa intenção levar a cabo uma análise de políticas concretas, mas , antes, a de propor um dispositivo hermenêutico que nos permita simultaneamente escapar ao anything goes (vale tudo) pós-modernista  e localizar as ações políticas na nova geografia social dos processos de decisão.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Secção

ARTIGOS

Como Citar

Cortesão, L., Magalhães, A. M., & Stoer, S. R. (2021). Mapeando decisões no campo da educação no âmbito do processo da realização das políticas educativas. Educação, Sociedade & Culturas, 15, 45-58. https://doi.org/10.24840/esc.vi15.1493

Referências

BALL, Stephen J (1994) “Some reflections on policy theory: a brief response to Hatcher and Troyna”, Journal of Education Policy, 9, 2, 171-182.

BARROSO, João (1996) Autonomia e Gestão das Escolas, Lisboa: Ministério da Educação.

BARROSO, João (1996a) Avaliação do Novo Regime de Administração Escolar, Lisboa: Ministério da Educação.

BERNSTEIN, Basil (1990) The Structuring of Pedagogic Discourse, Volume IV, Class, Codes and Control, Londres: Routledge.

CORREIA, José Alberto (1999) “As Ideologias Educativas em Portugal nos Últimos 25 Anos”, Revista Portuguesa de Educação, 12, 1, 81-110.

CORTESÃO, Luíza e STOER, Stephen R (2001a) “Cartografando a Transnacionalização do Campo Educativo: o Caso Português”, in Boaventura Sousa Santos (org.) Globalização. Fatalidade ou Utopia?, Porto: Edições Afrontamento (no prelo).

CORTESÃO, Luíza e STOER, Stephen R (2001b) Navegando a Bolina, Porto: Edições Afrontamento.

DALE, Roger (2001) “Globalization and Education: Demonstrating a Common World Educational Culture or Locating a Globally Structured Educational Agenda?”, Educational Theory (no prelo).

GIDDENS, A (1989) The Consequences of Modernity, Cambridge: Polity Press.

KELLNER, D (1990) “The postmodern turn: positions, problems and projects”, in Ritzer (org.) Frontiers of Social Theory: The new syntheses, 281-281, Nova Iorque: Columbia University.

LYOTARD, J.-F (1989) A Condição Pós-Moderna, Lisboa: Gradiva.

PAULSTON, Rolland G (1993) “Mapping Discourse in Comparative Education Texts”, Compare, 23, 2, 101-114.

PAULSTON, Rolland G (1999) “Mapping Comparative Education after Postmodernity”, Comparative Education Review, 43, 4, 438-463.

PAULSTON, Rolland G e LIEBMAN, Martin (1994) “An Invitation of Postmodern Social Cartography”, Comparative Education Review, 38, 215-32.

STOER, Stephen R e CORTESÃO, Luíza (1999) Levantando a Pedra Da Pedagogia Inter/Multicultural: as Políticas Educativas numa Época de Transnacionalização, Porto: Edições Afrontamento.

STOER, Stephen, CORTESÃO, Luíza e MAGALHÃES, António M (1998) “A Questão da Impossibilidade Racional de Decidir e o Despacho sobre os Currículos Alternativos”, in Albano Estrela e Júlia Ferreira, La Décision en Éducation/A Decisão em Educação, Lisboa: Association Francophone Internationale de Recherche en Sciences de l’Éducation (AFIRSE).