• ##plugins.themes.bootstrap3.accessible_menu.main_navigation##
  • ##plugins.themes.bootstrap3.accessible_menu.main_content##
  • ##plugins.themes.bootstrap3.accessible_menu.sidebar##
  • Registo
  • Acesso
logótipo da revista
  • Sobre
    • Sobre a revista
    • Equipa editorial
    • Princípios éticos
    • Indexação
    • Declaração de privacidade
    • Contacto
  • Atual
  • Arquivos
  • Notícias
  • Submissões
  1. Página de Início
  2. Arquivos
  3. N.º 5 (1996): O desenvolvimento da escola para todos (oficial, obrigatória, gratuita, laica)

Organizadores/as:
Helena C. Araújo, CIIE/FPCEUP
Steve Stoer, CIIE/FPCEUP
António Candeias, ISPA

Publicado: 01-06-1996

EDITORIAL

Editorial

Steve Stoer

3-6

PDF

ARTIGOS

Um contributo para a história do processo de escolarização da sociedade portuguesa na transição do antigo regime

Justino Magalhães

7-34

PDF

Ritmos e formas de alfabetização da população portuguesa na transição do século: O que nos mostram os censos populacionais compreendidos entre os anos 1890 e 1930

António Candeias

35-63

PDF

Fugirás à escola para trabalhar nas artes fabris: Escolaridade obrigatória e condição social no Porto de finais do século XIX

Luís Grosso Correia

65-97

PDF

Vantagens da instrução e do trabalho: "Escola de massas" e imagens de uma educação "colonial portuguesa"

João Carlos Paulo

99-128

PDF

A escolarização do doméstico: A construção de uma escola técnica feminina (1946-1970)

Guacira Lopes Louro, Dagmar Meyer

129-159

PDF

Precocidade e "retórica" na construção da escola de massas em Portugal

Helena C. Araújo

161-174

PDF

DIÁLOGOS SOBRE O VIVIDO

Memórias da escola

175-207

PDF

ARQUIVO

Valores feministas e educação democrática: Repensar a igualdade e a diferença

Madeleine Arnot

209-231

PDF

RECENSÕES

Recensões

António Magalhães, Steve Stoer

233-240

PDF

RESUMOS

Resumos

241-244

PDF (Inglês)

Nova Submissão

Nova Submissão

Idioma

  • English
  • Español
  • Português

Indexação

 

 

Educação, Sociedade & Culturas | ISSN 2184-8408 (Online) |  ISSN 0872-7643 (impresso)

Revista do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, é apoiada por fundos nacionais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, através dos projetos com a ref.ª UIDP/00167/2020 e UIDB/00167/2020.

Licença Creative Commons Todo o conteúdo desta revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.

Mais informação sobre o sistema de publicação, Plataforma e Fluxo de Trabalho do OJS/PKP.