Entre Paris e São Paulo A internacionalização de modelos pedagógicos de formação docente no início do século XX
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O objetivo deste artigo é demonstrar, por meio do estudo da materialidade da Escola Normal do Brás, a internacionalização de modelos pedagógicos, no início do século XX, para a formação de professoras primárias. Os materiais provenientes de outros países, bem como os livros de autores estrangeiros retirados da biblioteca, como portugueses e franceses, são analisados pelos indícios que fornecem acerca dos saberes e práticas que circularam naquela instituição. Ainda que não se possa supor as práticas dos objetos, a presença deles informa sobre a concepção de escola, de formação de professora primária e orientações pedagógicas naquele contexto.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.