"Videojogos do oprimido" Contributos para o desenvolvimento de um framework freiriano
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Considerando a ascensão, em vários continentes, de ideologias extremistas de cariz nacionalista e neoliberal, o pensamento de Paulo Freire é hoje mais importante do que nunca, e as possibilidades trazidas pelas novas tecnologias são um excelente ponto-de-partida para a revisitação das suas perspetivas. Procurando conjugar o pensamento freiriano e o universo dos videojogos sérios, este artigo explora a construção de um framework com base empírica na articulação entre as perspetivas de 73 docentes, investigadores e estudantes do ensino superior do Porto sobre a sua experiência em 10 workshops sobre videojogos sérios e conceitos-chave de Freire como «temas geradores», «opressão» ou «conscientização». Procura-se que este artigo se possa constituir como um elemento fundador para aprofundamento da interseção entre Freire e os jogos sérios.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Secção
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.
Como Citar
Referências
Abt, Clark C. (1970). Serious games. New York: The Viking Press.
Antunes, Ricardo (2018). O privilégio da servidão: O novo proletariado de serviço na era digital. São Paulo: Boitempo Editorial.
Barr, Matthew (2017). Video games can develop graduate skills in higher education students: A randomised trial. Computers & Education 113, 86-97. doi:10.1016/j.compedu.2017.05.016
Bennett, Lance W. (2008). Civic life online: Learning how digital media can engage youth. Cambridge: MIT Press.
Bogost, Ian (2006). Videogames and ideological frames. Popular Communication 4(3), 165-183. doi:10.1207/s15405710pc0403_2
Braun, Virginia, & Clarke, Victoria (2006). Using thematic analysis in Psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-10. doi:10.1191/1478088706qp063oa
Cipriani, Cristian, & Eggert, Edla (2017). Jogos digitais na educação: Possibilidades para temas geradores. Revista Pedagógica, 19(41), 242-254. doi:10.22196/rp.v19i41.3293
Coelho, Dalila, Balula, Ana, & Ramos, Fernando (2014). O uso de recursos educacionais abertos no ensino superior: Potencialidade, desafio e oportunidade. Indagatio Didactica, 6(1), 330-342. Retirado de file:///C:/Users/mced11048/Downloads/2014_AnaBalula_IndagatioDidactica_6_1.pdf
Cortesão, Luiza (2003). Contributo para a compreensão do trabalho de Paulo Freire. Fênix: Revista Pernambucana de Educação Popular e Educação de Adultos, 2(1), 26-34. Retirado de https://sigarra.up.pt/fpceup/en/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=84114
Dewey, John (1916). Democracy and education: An introduction to the philosophy of education. New York: Free Press.
Dias, Teresa, & Menezes, Isabel (2013). The role of classroom experiences and school ethos in the development of children as political actors. Educational & Child Psychology, 30(1), 1-21.
Falcão, Taciana, Peres, Flávia, Morais, Dyego, & Oliveira, Glaucileide (2018). Participatory methodologies to promote student engagement in the development of educational digital games. Computers & Education, 116, 161-175. doi:10.1016/j.compedu.2017.09.006
Finn, Janet L. (1994). The promise of participatory research. Journal of Progressive Human Services, 5(2), 25-42. doi:10.1300/J059v05n02_03
Frasca, Gonzalo (2001). Videogames of the oppressed: Videogames as a means for critical thinking and debate. (Master), Georgia Institute of Technology Atlanta. Retirado de http://www.ludology.org/articles/thesis/FrascaThesisVideogames.pdf
Fraser, Nancy (2009). Reframing justice in a globalizing world. Lua Nova, Revista de Cultura e Política, 36(77): 11-39. doi:10.1590/S0102-64452009000200001
Freire, Paulo (1980). Conscientização. São Paulo: Moraes.
Freire, Paulo, & Macedo, Donaldo (1990). Leitura do mundo, leitura da palavra. S. Paulo: Paz e Terra.
Freire, Paulo (1996). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freire, Paulo (2007). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Gee, James P. (2003). What video games have to teach us about learning and literacy. New York: MCMillan.
Giroux, Henry A. (2016). Pedagogia crítica, Paulo Freire e a coragem para ser político. Revista e-Curriculum, 14(1), 296-306. Retirado de https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/27356/19380
Green, Elliot (2016, maio 12). What are the most-cited publications in the social sciences (according to Google Scholar)? [Blog]. Retirado de http://blogs.lse.ac.uk/impactofsocialsciences/2016/05/12/what-are-the-most-cited-publications-in-the-social-sciences-according-to-google-scholar/#author
Keane, Joseph, Middaugh, Ellen, & Evans, Chris (2009). The civic potential of video games. Cambridge: MIT Press.
King, Joyce E. (1991). Dysconscious racism: Ideology, identity, and the miseducation of teachers. Journal of Negro Education, 60(2), 133-146. doi:10.2307/2295605
Larkin, Michael, Watts, Simon, & Clifton, Elizabeth (2006). Giving voice and making sense in Interpretative Phenomenological Analysis. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 102-120. doi:10.1191/1478088706qp062oa
Macedo, Eunice, & Carvalho, Alexandra (2017). Um diálogo epistemológico com Freire: Palavra, praxis, educação. E-Mosaicos: Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, 6(13), 26-37. doi:10.12957/e-mosaicos.2017.30773
Magnani, Luiz H. (2007). Por dentro do jogo: Videogames e formação de sujeitos críticos. Trabalhos em Linguística Aplicada, 46(1): 113-125. Retirado de http://www.scielo.br/pdf/tla/v46n1/a09v46n1.pdf
Malafaia, Carla, Neves, Tiago, & Menezes, Isabel (2017). In-between fatalism and leverage: The different effects of socioeconomic variables on students’ civic and political experiences and literacy. Journal of Social Science Education, 16(1), 43-55. doi:10.2390/jsse-v16-i1-1587.
Monteiro, Hugo, & Ferreira, Pedro D. (2011). Unpolite citizenship: The non-place of conflict in political education. Journal of Social Science Education, 10(4), 5-11. https://doi.org/10.4119/jsse-576
Piedade de Moraes, Sílvia (2018). Atentado à democratização da educação: A falácia do projeto escola sem partido. Revista Educação, 13(1), 162-177. Retirado de http://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3373/2496
Pinto, Marta, & Ferreira, Pedro D. (2017). Use of videogames in higher education in Portugal: A literature review. In Maria João Gomes, António José Osório, & Luís Valente (Eds.), Challenges 2017: Aprender nas nuvens, Learning in the clouds (pp. 605-620). Braga: Universidade do Minho - Centro de Competência.
Prensky, Marc (2001). Digital game-based learning. New York: McGraw-Hill.
Raventós, Cristian L. (2016). El videojuego como herramienta educativa. Posibilidades y problemáticas acerca de los serious games. Apertura. Revista de innovación educativa, 8(1), 1-15. Retirado de http://www.udgvirtual.udg.mx/apertura/index.php/apertura/article/view/825/563
Saldanha, Lucinda, Pinto, Marta, & Ferreira, Pedro D. (2018). Unmanned: dimensão cívica e política de um videojogo. Revista Lusófona de Educação, 40, 181-197. Retirado de http://recil.grupolusofona.pt/jspui/handle/10437/9327
Santos, Hugo, Saldanha, Lucinda, Pinto, Marta, & Ferreira, Pedro D. (2018). Os videojogos sérios como uma tecnologia educativa: Que potencialidades e limitações?. In Carlinda Leite, Preciosa Fernandes (Coords.), Carla Figueiredo, Fátima Sousa-Pereira, Francisca Costa, & Marta Pinto (Eds.), Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe): Contributos teóricos e práticos (pp. 213-224, ISBN 978-989-8471-32-1). Porto: CIIE/FPCEUP.
Whitton, Nicola (2010). Learning with digital games: A practical guide to engaging students in higher education. New York: Taylor & Francis.
Zagalo, Nelson (2013). Videojogos em Portugal: História, tecnologia e arte. Lisboa: FCA Editora.
Žižek, Slavoj (2018). Como derrotar Trump e outros ensaios. Lisboa: Relógio D´ Água Editores.
Young, Iris M. (2004). Five faces of oppression. In Lisa Maree Heldke & Peg O’Connor (Eds.), Oppression, privilege, and resistance: Theoretical perspectives on racism, sexism, and heterosexism (pp. 37–63, ISBN 978-0072882438). New York: McGraw-Hill.