Evening knowledge
Paulo Freire e a luz transbordando a taça do Graal
DOI:
https://doi.org/10.34626/esc.vi54.53Palavras-chave:
conscientização, evening knowledge, autonomia, ingredientes espirituais, visão de mundo abertaResumo
Paulo Freire tem inspirado ao longo dos anos o trabalho do Graal em contextos de educação não-formal. Neste texto, e com um olhar de evening knowledge (o conheciment o que uma pessoa tem após uma longa experiência), são apresentados três temas geradores e problematizados em textos-desafio. No tempo que decorre entre o seu morning knowledge (conhecimento inicial onde brilha a luz dos começos) e o seu evening knowledge, a autora tenta re-situar-se em relação a dois temas centrais das ciências da educação, nomeadamente os temas libertação e autonomia, que aparecem com novos «ingredientes» emancipatórios que precisam de ser descodificados. O terceiro texto tenta perspetivar a dimensão transcendental do trabalho educativo. Dimensão sempre presente no Movimento do Graal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Marijke de Koning
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.