50 anos da Pedagogia do Oprimido

Breves considerações sobre o texto e o contexto

Authors

  • Rosa Soares Nunes CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi54.52

Keywords:

educação, emancipação, texto/contexto

Abstract

«O subdesenvolvimento da América Latina provém do desenvolvimento alheio e continua a alimentá-lo». Impotente devido à sua função de serventia internacional, este é o tempo continuado de Pedagogia do Oprimido, em que forma e conteúdo se casam na celebração de uma «praxis» que, num mergulho estético, se transcende em consciência do mundo. No «ato de vir a conhecer» se prolonga em ato de amor na linguagem poética e política de Paulo Freire. Como poderia ser de outro modo se essa linguagem tem os condimentos que lhe dão a dimensão revolucionária?

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Published

2019-06-01

How to Cite

Nunes, R. S. (2019). 50 anos da Pedagogia do Oprimido: Breves considerações sobre o texto e o contexto. Educação, Sociedade & Culturas, (54), 105–115. https://doi.org/10.34626/esc.vi54.52