Paulo Freire e arte educação

Considerações sobre a estética freiriana e a arte na educação/formação

Autores

  • Álvaro Pantoja Leite

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi54.51

Palavras-chave:

Paulo Freire, ArteEducação, educação estética, formação de educadores

Resumo

As considerações tecidas neste artigo colocam em diálogo o pensamento freiriano – apresentado através de um conjunto articulado de fragmentos de escritos diversos de Paulo Freire –, o paradigma da Complexidade/Transdisciplinaridade e a abordagem pedagógica da Arte/Educação. Desenvolve-se uma reflexão sobre a estética freiriana e a arte na educação, desdobrada em três subtemas: a perspetiva pedagógica de Paulo Freire; a Educação como atividade estética; a Arte/Educação na formação de educadores. Em modo de conclusão, reivindica-se uma educação que busque constituir-se como um espaço da formação de sujeitos críticos e criativos, de experiência estética e ética, de reinvenção poética do fazer educativo/formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Leite, Álvaro P. (2021). Paulo Freire e arte educação: Considerações sobre a estética freiriana e a arte na educação/formação. Educação, Sociedade & Culturas, (54), 85–103. https://doi.org/10.34626/esc.vi54.51