Investigação, transformação e «palavramundo»

Novos e velhos desafios ético-metodológicos

Autores

  • Hugo Monteiro Instituto de Filosofia, Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi54.50

Palavras-chave:

investigação participativa, emancipação, educação, democracia

Resumo

Este artigo pretende desvendar e pensar novos desafios de participação, conhecimento e intervenção associados às chamadas «metodologias de projeto», nomeadamente à investigação-ação participativa (IAP). Tendo como inspiração explícita ou implícita a obra de Paulo Freire, no seu esforço de dignificação da palavra e da experiência das classes populares, este estudo articula a energia transformadora da Teoria Pós-Colonial e dos Estudos Subalternos com a intenção emancipatória da IAP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-06-01

Como Citar

Monteiro, H. (2019). Investigação, transformação e «palavramundo»: Novos e velhos desafios ético-metodológicos. Educação, Sociedade & Culturas, (54), 65–84. https://doi.org/10.34626/esc.vi54.50