A formação inicial de professores e o ensino de língua materna

Contextos contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi60.365

Palavras-chave:

formação docente, língua portuguesa, multimodalidade, multiletramentos

Resumo

Este artigo analisa o contexto normativo atual da formação de professores de Língua Portuguesa como língua materna no Brasil, investigando especialmente a abordagem dada à multimodalidade, aos multiletramentos e à língua materna nos recentes regramentos nacionais da formação inicial de professores e da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental cujos procedimentos calcaram-se em análise categorial temática e transversal de resultados a partir dos achados do estudo e teoria embasadora. À luz do diálogo teórico, constata-se que no tratamento da Língua Portuguesa como língua materna se mostra oportuno a ampliação do diálogo entre os normativos recentes, consoante a legislação basilar de educação brasileira, de modo que seja possível às licenciaturas em Letras aprimorarem a formação dos professores de Língua Portuguesa no Brasil, preparando-os na sua atuação para a apropriação da multimodalidade linguística e dos multiletramentos no processo de ensinar e aprender.

 

Recebido: 2/06/2021
Aceite: 20/10/2021

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Biografias Autor

Edney Gomes Raminho , Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutoranda e mestra em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Língua Portuguesa e licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Professora da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Maria Cristina Mesquita da Silva , Universidade Católica de Brasília (UCB)

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Políticas Públicas de Educação pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e em Língua Portuguesa e Literatura pelo Centro Universitário Unicesumar. Analista em Ciência e Tecnologia na CAPES/MEC. Professora da educação básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Renato de Oliveira Brito , Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutor e Mestre em Educação e Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Docente/Pesquisador Permanente e Coordenador do Programa Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação do Ministério da Educação (MEC).

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Raminho , E. G. ., Silva , M. C. M. da ., & Brito , R. de O. . (2021). A formação inicial de professores e o ensino de língua materna: Contextos contemporâneos. Educação, Sociedade & Culturas, (60). https://doi.org/10.24840/esc.vi60.365

Edição

Secção

ARTIGOS