O “vírus” da exclusão socioeconômico-digital no ensino superior em tempos de COVID-19

Autores

  • Marinaide Freitas Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Brasil
  • Antonio Freitas Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Brasil
  • Andresso Torres Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Brasil
  • Ana Luísa Santos Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi59.333

Palavras-chave:

ensino superior, Covid-19, pandemia, tecnologias digitais, desigualdades

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os achados de uma pesquisa matriz denominada “Pandemia e educação: narrativas de estudantes do ensino superior público do Estado de Alagoas, Brasil” que, no ano de 2020, problematizou: qual a situação dos/as estudantes em termos de acesso à Internet e aos equipamentos disponíveis para a participação de aulas on-line durante a fase mais aguda da Covid-19? A partir da abordagem quantiqualitativa, e na tentativa de “responder” essa problemática, utilizamos como fontes questionários e sessões conversa on-line com estudantes dos cursos de licenciatura em Pedagogia e de bacharelado em Jornalismo do Campus Maceió, da Universidade Federal de Alagoas. Nesse percurso, caracterizamos os sujeitos estudantes como praticantespensantes, heróis anônimos, que reinventaram novas maneiras de fazer e de estudar, nos âmbitos pessoal, doméstico e acadêmico. As narrativas demonstraram a preexistência do vírus da desigualdade nos contextos socioeconômicos e digitais dos/as estudantes dos cursos investigados antes do estado pandêmico, que foram desvelados durante a tragédia provocada pela Covid-19, na história presente (2020-2021).

 

Submetido: 05.02.2021

Aceite: 21.05.2021

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Publicado

2021-07-21

Como Citar

Freitas, M. ., Freitas, A. ., Torres, A. ., & Santos, A. L. . (2021). O “vírus” da exclusão socioeconômico-digital no ensino superior em tempos de COVID-19. Educação, Sociedade & Culturas, (59), 11–28. https://doi.org/10.24840/esc.vi59.333