Elementos do design de videojogos que fomentam o interesse dos jogadores

Autores

  • Nelson Zagalo Departamento de Ciências da Comunicação, Universidade do Minho, Braga
  • Ana Amélia Carvalho Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Coimbra
  • Inês Araújo Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi48.180

Palavras-chave:

videojogos, design de jogos, jogos educativos, jovens

Resumo

Com base num estudo realizado com alunos do 2º ciclo do ensino básico (CEB) ao ensino superior, apresentamos os principais elementos do design de videojogos que levam os jovens a jogar jogos digitais. A constante procura por nova informação nas pessoas é fundamental no modo como se realiza o design de videojogos, que por sua vez tem também em atenção modelações motivacionais para sustentar as experiências de jogo. No estudo realizado, e por forma a motivar por competências, identificámos nas respostas obtidas os elementos de design «fantasia», «desafio» e «excitação»; já na motivação pela autonomia salientaram-se «tipos de jogo», «mecânica» e jogabilidade. Ao contrário do esperado, não conseguimos destacar elementos para a motivação, pelos relacionamentos a partir da análise do interesse dos sujeitos nos jogos que mais jogam.

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Publicado

2016-08-01

Como Citar

Zagalo, N., Carvalho, A. A. ., & Araújo, I. (2016). Elementos do design de videojogos que fomentam o interesse dos jogadores. Educação, Sociedade & Culturas, (48), 169–190. https://doi.org/10.34626/esc.vi48.180