O papel da escola angolana na educação moral e cívica

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Laurindo Vieira
Isabel Menezes

Resumo

O artigo em referência parte da discussão sobre a importância da educação para os valores no contexto africano, para se centrar na experiência angolana. Procuramos compreender os pressupostos pedagógicos e políticos que estão na ordem da inclusão da disciplina de educação moral e cívica no sistema educativo angolano. A nossa abordagem inicia‑se por uma breve análise histórica do sistema educativo desde a sua implementação, em 1978, ainda no auge da República Popular de Angola, procurando traçar as mudanças nos objetivos. Segue‑se uma análise de diversos documentos que dão corpo à disciplina de educação moral e cívica no sistema educativo angolano, mas atendendo também a alguns dados sobre a sua implementação. A relevância do papel da educação na construção da democracia é afirmada, em linha com a investigação contemporânea em vários países africanos.

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Como Citar
Vieira, L., & Menezes, I. (2017). O papel da escola angolana na educação moral e cívica. Educação, Sociedade & Culturas, 51, 197-221. https://doi.org/10.34626/esc.vi51.91
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Vieira, L., & Menezes, I. (2017). O papel da escola angolana na educação moral e cívica. Educação, Sociedade & Culturas, 51, 197-221. https://doi.org/10.34626/esc.vi51.91