As competências digitais de professores de instituições de ensino superior em Cabo Verde Adaptação de uma ferramenta de autorreflexão

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Euclides Manuel Lopes Furtado
https://orcid.org/0000-0002-9833-3772
Margarida Lucas
https://orcid.org/0000-0002-7438-5287
Pedro Bem-Haja
https://orcid.org/0000-0002-7547-5743

Resumo

O entendimento de que nesta era digital ser “Líder”/“Pioneiro” em matéria da proficiência digital marca diferença no desempenho profissional dos/as professores/as, especialmente dos/as que atuam nas instituições de ensino superior, ditou a adaptação da ferramenta Check-In em Cabo Verde. O grande propósito deste estudo foi adaptar a Check-In e analisar a proficiência digital dos/as professores/as, visando contribuir para a otimização dos pontos fortes e a redução das limitações. Os resultados confirmam a consistência interna do instrumento, conclui-se que a competência digital da maioria dos/as professores/as oscila entre os níveis de Recém-chegado/a e Especialista, e asseguram a ausência de diferenças significativas da proficiência digital relativamente ao sexo, idade, tipo de vínculo e anos de serviço. As conclusões sugerem a urgência do reforço das competências digitais dos/as professores/as em matéria da utilização de tecnologias digitais.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Furtado, E. M. L., Lucas, M., & Bem-Haja, P. (2024). As competências digitais de professores de instituições de ensino superior em Cabo Verde: Adaptação de uma ferramenta de autorreflexão. Educação, Sociedade & Culturas, 69, 1-22. https://doi.org/10.24840/esc.vi69.907
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Furtado, E. M. L., Lucas, M., & Bem-Haja, P. (2024). As competências digitais de professores de instituições de ensino superior em Cabo Verde: Adaptação de uma ferramenta de autorreflexão. Educação, Sociedade & Culturas, 69, 1-22. https://doi.org/10.24840/esc.vi69.907

Referências

Agência de Regulação do Ensino Superior em Cabo Verde. (2022). Relatório de atividades de 2022. ARES. https://www.ares.cv/assets/documentos/informacoes/Relatorio%20de%20Atividades%20da%20ARES%20-%202022.pdf

Barboutidis, G., & Stiakakis, Emmanouil (2023). Identifying the factors to enhance digital competence of students at vocational training institutes. Technology, Knowledge and Learning, 28(2), 613–650, https://doi.org/10.1007/s10758-023-09641-1

Cabero-Almenara, Julio, & Palacios-Rodríguez, António (2020). Marco europeo de competencia digital docente “DigCompEdu” y cuestionario “DigCompEdu Check-In”. EDMETIC, Revista de Educación Mediática y TIC, 9(1), 213–234. https://doi.org/10.21071/edmetic.v9i1.12462

Cabo Verde (2015). Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), DL n.º 20/2012, de 19 de julho, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo DL n.º 12/2015, de 24 de fevereiro.

Caena, Francesca, & Redecker, Christina (2019). Aligning teacher competence frameworks to 21st century challenges: The case for the European Digital Competence Framework for Educators (Digcompedu). European Journal of Education, 54(3), 356–369. https://doi.org/10.1111/ejed.12345

Carvalho, Marco A., Marroni, Lilian S., & Tavares, Ademario. A. (2021). Avaliação de competências digitais dos docentes do ensino superior brasileiro. MetaRed Brasil.

Crisol-Moya, Emilio, Romero-López, María A., & Caurcel-Cara, María J. (2020). Active methodologies in higher education: Perception and opinion as evaluated by professors and their students in the teaching-learning process. Frontiers in Psychology, 11. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01703

Crompton, H., & Sykora, C. (2021). Developing instructional technology standards for educators: A design-based research study. Computers and Education Open 2, 1–11. https://doi.org/10.1016/j.caeo.2021.100044

Daniel, Fernanda, Silva, Alexandre G., & Ferreira, Pedro L. (2015). Contributions to the discussion on the assessment of the reliability of a measurement instrument. Revista de Enfermagem Referência, IV(7), 129–137. http://dx.doi.org/10.12707/RIV15003

Delors, Jacques, Al-Mufti, In’am, Amagi, Isao, Carneiro, Roberto, Chung, Fay, Geremek, Bronislaw, Gorham, William, Kornhauser, Aleksandra, Manley, Michael, Quero, Marisela P., Savané, Marie-Angélique, Singh, Karan, Stavenhagen, Rodolfo, Suhr, Myong W., & Nanzhao, Zhou (1998). Educação: Um tesouro a descobrir – Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI (José C. Eufrázio, Trad.). Cortez.

Dias-Trindade, Sara, Moreira, José A., & Ferreira, António G. (2021). Evaluation of the teachers’ digital competences in primary and secondary education in Portugal with DigCompEdu CheckIn in pandemic times. Acta Scientiarum. Technology, 43(1), e56383. https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v43i1.56383

Dias-Trindade, Sara, Moreira, José A., & Gomes, António F. (2020). Assessment of university teachers on their digital competences. QWERTY-Interdisciplinary Journal of Technology, Culture and Education, 15(1), 50–69. https://www.ckbg.org/qwerty/index.php/qwerty/article/view/341

Diesel, Aline, Baldez, Alda L., Martins, Silvana N. (2017). Os princípios das metodologias ativas de ensino: Uma abordagem teórica. Revista Thema, 14(1), 268–288. https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404

Evans, Linda (2022). Being a professor in the 21st-century university: Pressured professionalism in the UK academy. Educação, Sociedade & Culturas, 63, 1–29. https://doi.org/10.24840/esc.vi63.595

Fausto, Camargo, & Daros, Thuinie (2018). A sala de aula inovadora: Estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Penso.

Feng, Lijun, & Xue, Sijia (2023). Using the DigCompEdu framework to conceptualize teachers’ digital literacy. Education Journal, 12(3), 103–108. doi: 10.11648/j.edu.20231203.14.

Figueira, Larissa F., & Doroteia, Nuno (2022). Competencia digital: DigCompEdu Check-In como herramienta de diagnóstico de alfabetización digital para apoyar la formación docente. REDUFOR – Revista Educação & Formação, 7, 1–21. https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8332

Fórum Mundial da Educação. (2015). Declaração de Incheon: Educação 2030: Rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. UNESDOC. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000233137_por

Freire, Paulo (2002). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa (25.ª ed.). Paz e Terra. (Original publicado em 1996)

Furtado, Euclides (2012). Formação de professores para a inclusão de jovens “em risco” nas escolas técnicas de cabo verde [Tese de doutoramento, Universidade de Santiago de Compostela]. Minerva – Repositório Institucional. http://hdl.handle.net/10347/6254

Gabriel, Mariya (2021). Horizon Europe, open science: Early knowledge and data sharing, and open collaboration. European Union. https://data.europa.eu/doi/10.2777/18252

García-Vandewalle García, José M., García‑Carmona, Marina, Trujillo Torres, Juan, & Moya Fernández, Pablo (2021). Analysis of digital competence of educators (DigCompEdu) in teacher trainees: The context of Melilla, Spain. Technology, Knowledge and Learning, 28(2), 585–612, https://doi.org/10.1007/s10758-021-09546-x

Ghomi, Mina, & Redecker, Christine (2019). Digital competence of educators (DigCompEdu): Development and evaluation of a self-assessment instrument for teachers’ digital competence. In Proceedings of the 11th International Conference on Computer Supported Education, SciTePress, 1, 541–548. https://www.scitepress.org/Link.aspx?doi=10.5220/0007679005410548

Instituto Nacional de Tecnologías Educativas y Formación del Profesorado. (2014). Marco común para la competencia digital docente. INTEF. http://educalab.es/documents/10180/12809/MarcoComunCompeDigiDoceV2.pdf

Lévy, Pierre (2001). Cibercultura. Instituto Piaget.

Lucas, Margarida, & Moreira, António (2018). Quadro europeu de competência digital para educadores (DigCompEdu). UA Editora.

Lucas, Margarida, Bem-Haja, Pedro, Siddiq, Fazilat, Moreira, António, & Redecker, Christine (2021). The relation between in-service teachers’ digital competence and personal and contextual factors: What matters most? Computers & Education, 160, 104052. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2020.104052

Lucas, Margarida, Dorotea, Nuno, & Piedade, João (2021). Developing teachers’ digital competence: Results from a pilot in Portugal. Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, 16(1), 84–92. https://doi.org/10.1109/RITA.2021.3052654

Marôco, João (2010). Análise de equações estruturais: Fundamentos teóricos, software & aplicações. ReportNumber.

Marôco, João, & Garcia-Marques, Teresa (2006). Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, 4(1), 65–90. https://doi.org/10.14417/lp.763

Marroni, Lilian, & Carvalho, Marco (2023). Um estudo das competências digitais dos docentes do ensino superior do Instituto Federal de São Paulo. Revista Brasileira de Informática na Educação, 31, 869–886. https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2943

Martinez, Luís, F., & Ferreira, Aristides I. (2010). Análise de dados com SPSS: Primeiros passos (3.ª ed.). Escolar Editora.

Mora-Cantallops, Marçal, Santos, Andreia Inmorato dos, Villalonga-Gómez, Cristina, Lacalle Remigio, Juan R., Camarillo Casado, Juan, Sota Eguzábal, José M., Velasco, Juan R., & Ruiz Martínez, Pedro M. (2022). Competencias digitales del profesorado universitario en España: Un estudio basado en los marcos europeos DigCompEdu y OpenEdu. Publications Office of the European Union. https://dx.doi.org/10.2760/448078

Moran, José (2017). Mudando a educação com metodologias ativas. In Carlos A. Souza & Ofelia T. Morales (Orgs.), Convergências midiáticas, educação e cidadania: Aproximações jovens (pp. 15–33). UEPG/PROEX.

Nóvoa, António (2009). Professores: Imagens do futuro presente. Educa.

Nunnally, Jum C., & Bernstein, Ira H. (1994). The assessment of reliability. Psychometric Theory, 3, 248–292.

ONU. (2015). Transformando nosso mundo: Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf

Palácios, Marisa (2002). Ética em pesquisa em seres humanos. In Marisa Palácios, André Martins, & Olinto Pegoraro (Orgs.). Ética, ciência e saúde: Desafios da bioética (pp. 164–183). Vozes.

Pasquali, L. (1999). Medida psicometria. In L. Pasquali (Org.), Instrumentos psicológicos: Manual prático de elaboração (pp. 73–115). Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida.

Punie, Yves, Brečko, Barbara (Eds.), & Ferrari, Anusca (2013). DIGCOMP: A framework for developing and understanding digital competence in Europe. Publications Office of the European Union. https://dx.doi.org/10.2788/52966

Santos, Andreia Inamorato dos (2022). Directrices prácticas de Educación Abierta para académicos: Modernización de la educación superior a través de prácticas educativas abiertas (Fundación Universia, Trad.). Fundación Universia. (Original publicado em 2019)

Santos, Andreia Inamorato dos, Chinkes, Ernesto, Carvalho, Marco, Solórzano, Claúdia, & Marroni, Lilian (2023). The digital competence of academics in higher education: Is the glass half empty or half full? International Journal of Educational Technology in Higher Education, 20(9), 1–25. https://doi.org/10.1186/s41239-022-00376-0

Santos, Cassio C., Pedro, Neuza, & Mattar, João (2021). Assessment of the proficiency level in digital competences of higher education professors in Portugal. Educação, 46(1), e63. http://dx.doi.org/10.5902/1984644461414

UNESCO. (2023a). Directrices para la formulación de políticas y planes maestros de TIC en educación. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000385091

UNESCO. (2023b). Global education monitoring report, 2023: Technology in education: A tool on whose terms? UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000385723

United Nations. (n.d.). Transforming our world: The 2030 agenda for sustainable development. United Nations. https://sdgs.un.org/2030agenda

Wilson, Carolyn, & Grizzle, Alton (2013). Alfabetização mediática e informacional: Currículo para formação de professores. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000222875_por