Formação de professores: Uma terceira revolução?
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Neste artigo sugere-se a possibilidade de uma terceira revolução no campo da formação de professores. Na primeira parte, depois de mencionar o tempo das escolas normais (meados do século XIX) e da universitarização (meados do século XX), defende-se que a formação de professores deve ser pensada como uma formação profissional de nível superior. Na segunda parte, evitam-se dicotomias e propõe-se uma síntese em torno da valorização do conhecimento profissional docente (um terceiro género de conhecimento), do reconhecimento dos professores da educação básica como formadores dos novos professores (um terceiro actor) e da construção de uma casa comum da formação e da profissão (um terceiro lugar). Com estes elementos é talvez possível construir as bases de uma terceira revolução na formação de professores.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.
Como Citar
Referências
Étienne, Richard, Altet, Marguerite, Lessard, Claude, Paquay, Léopold, & Perrenoud, Philippe (Eds.). (2009). L’université peut-elle vraiment former les enseignants ? Quelles tensions? Quelles modalités? Quelles conditions? Bruxelles: De Boeck.
Ferry, Gilles (1987). Le trajet de la formation. Dunod.
Jankélévitch, Vladimir (1968). Traité des vertus. Bordas/Mouton.
Larrosa, Jorge (2019). Esperando no se sabe qué sobre el oficio de profesor. Candaya.
Latour, Bruno (2010). Cogitamus: Six lettres sur les humanités scientifiques. La Découverte.
Lessard, Claude, & Bourdoncle, Raymond (2002). Qu’est-ce qu’une formation professionnelle universitaire? Conceptions de l’université et formation professionnelle. Revue Française de Pédagogie, 139, 131–153. https://www.persee.fr/doc/rfp_0556-7807_2002_num_139_1_2889
Lessard, Claude, & D’Arrisso, David (2010). L’universitarisation de la formation des enseignants. Recherche & Formation, 65, 31–44. https://doi.org/10.4000/rechercheformation.127
Meirieu, Philippe (2003). 1983–2003: Vingt ans après. Meirieu. http://www.meirieu.com/PREFACES/ferry.htm
Niza, Sérgio (1997). Formação cooperada. Educa.
Nóvoa, António (2009). Professores: Imagens do futuro presente. Educa.
Nóvoa, António (2017). Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, 47(166), 1106–1133. https://doi.org/10.1590/198053144843
Nóvoa, António (2023). Professores: Libertar o futuro. Diálogos.
Nóvoa, António, & Alvim, Yara (2022). Escolas e professores: Proteger, transformar, valorizar. Instituto Anísio Teixeira.
Ravitch, Diane (2013). Reign of error: The hoax of the privatization movement and the danger to America’s public schools. Alfred A. Knopf.
Ribeiro, Darcy (1984). Nossa escola é uma calamidade. Salamandra.
Ribeiro, Darcy (1994). Educação pela têvê: Catálogo de programação. Secretaria Extraordinária de Programas Especiais, Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Steiner, George (2005). Lições dos mestres. Gradiva.
Thompson, Greg (2021). The global report on the status of teachers 2021. Education International.
Ulferts, Hannah (Ed.). (2021). Teaching as a knowledge profession: Studying pedagogical knowledge across education systems. OECD.
UNESCO. (2020). World teachers’ day 2020 fact sheet. UNESDOC. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379187
UNESCO. (2021). Reimagining our futures together: A new social contract for education. UNESDOC. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379707
Verger, Antoni, Lubienski, Christopher, & Steiner-Khamsi, Gita (Eds.). (2016). World yearbook of education 2016: The global education industry. Routledge.
Zeichner, Ken (2012). The turn once again toward practice-based teacher education. Journal of Teacher Education, 63(5), 376–382. https://doi.org/10.1177/0022487112445789
Zeichner, Ken (2017). The struggle for the soul of teacher education. Routledge.