As representações identitárias de gênero nas animações cinematográficas dos contos de fadas
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Discute-se as representações sociais que operam na constituição das questões das identidades de gênero a partir das animações cinematográficas dos contos de fadas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com 26 animações cinematográficas dos contos de fadas analisados sob uma perspectiva pós-estruturalista – estudos culturais e estudos de gênero. Observa-se que as animações tradicionais reforçam estereótipos de gênero do modelo ideal de mulher e a submissão frente ao poder patriarcal, entretanto as produções contemporâneas expressam uma crítica em denúncia ao patriarcado e uma ruptura dos padrões arquetípicos normatizados. As animações Cinematográficas apresentam as representações de gênero legitimadas ou marginalizadas, produzindo um repertório de modelos naturaliza- dos na sociedade.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.