Impacto da COVID-19 na educação de crianças e adolescentes público-alvo do atendimento educacional especializado e em seus familiares e cuidadores

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Rosana Colichi
https://orcid.org/0000-0002-8765-3965
Andres Eduardo Jimenez Figueroa
https://orcid.org/0000-0001-8324-0250
Silvana Andrea Molina Lima

Resumo

O estudo analisou impactos da pandemia em crianças e adolescentes, público-alvo do atendimento educacional especializado (AEE), e em seus familiares e cuidadores/as. Estudo transversal descritivo, com coleta de dados de 97 responsáveis em município do interior de São Paulo, Brasil, utilizando formulário desenvolvido pelos/as pesquisadores/as, com dados analisados estatisticamente, considerando-se p>=0,05. Resultados apontam diferenças no perfil e nas alterações ocorridas no ensino entre alunos/as da rede pública e privada com relação ao suporte de profissionais da saúde e educação além da infraestrutura tecnológica. Nas questões pedagógicas, a maioria dos/as participantes relataram problemas relacionados à baixa adesão do ensino a distância, bem como às condutas da instituição, aos materiais e recursos oferecidos. Desafios a pais/mães e cuidadores/as revelaram-se na forma de desgaste emocional e alterações na rotina e suas associações ao tipo de escola, grau de dificuldade, número de pessoas convivendo na casa, grau de deficiência da criança/adolescente, dificuldade em aceitá-los/as como educadores. Esses resultados sugerem que as famílias e cuidadores/as sofreram impactos da pandemia, repercutindo nas tarefas de cuidado e na educação dessas crianças e adolescentes.

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Como Citar
Colichi, R., Jimenez Figueroa, A. E., & Lima, S. A. M. (2024). Impacto da COVID-19 na educação de crianças e adolescentes público-alvo do atendimento educacional especializado e em seus familiares e cuidadores. Educação, Sociedade & Culturas. https://doi.org/10.24840/esc.vi69.748
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Colichi, R., Jimenez Figueroa, A. E., & Lima, S. A. M. (2024). Impacto da COVID-19 na educação de crianças e adolescentes público-alvo do atendimento educacional especializado e em seus familiares e cuidadores. Educação, Sociedade & Culturas. https://doi.org/10.24840/esc.vi69.748

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