Mito, simbolismo, espiritualidade e vivência na educação Guarani Contribuições para outro pensamento educacional

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Ana Luisa de Menezes
Sandra Richter
Ana Maria de Pinho

Resumo

As reflexões apresentadas neste artigo partem de pesquisas etnográficas e participante com os indígenas Guarani no Rio Grande do Sul – Brasil. O objetivo é compreender aspectos da mitologia, do simbolismo e da espiritualidade Guarani na constituição de uma educação pautada na vivência integradora entre ação, emoção e razão como totalidade que reúne dimensões singulares, coletivas, culturais, econômicas e cosmológicas. Dimensões que emergem da integração entre a vivência e convivência com as narrativas míticas ameríndias como princípio educacional do modo de ser Guarani. O encontro com os Guarani contribui com interrogações ao modelo educacional ocidental ao favorecer, portanto, a consideração de outros princípios, outros modos de educar, que considerem a memória ancestral das narrativas míticas, o simbolismo que tece as manifestações do mistério, a espiritualidade que emerge das «belas palavras» – palavras sagradas – que enraízam e situam os Guarani no Tekoá, lugar no qual podem ser o que estão sendo.

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Como Citar
Menezes, A. L. de, Richter, S., & Pinho, A. M. de. (2018). Mito, simbolismo, espiritualidade e vivência na educação Guarani: Contribuições para outro pensamento educacional. Educação, Sociedade & Culturas, 52, 47-63. https://doi.org/10.34626/esc.vi52.74
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Menezes, A. L. de, Richter, S., & Pinho, A. M. de. (2018). Mito, simbolismo, espiritualidade e vivência na educação Guarani: Contribuições para outro pensamento educacional. Educação, Sociedade & Culturas, 52, 47-63. https://doi.org/10.34626/esc.vi52.74