Relação escola-comunidade em regiões de fronteira
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Os projetos educativos de agrupamentos de escolas (PEA) de regiões de fronteira de Portugal Continental constituem o material empírico deste artigo. Reconhece-se, através da literatura, que existem desigualdades de oportunidades, também educacionais, nestas regiões. Neste artigo procura-se discutir, recorrendo à análise documental, o modo como escolas de fronteira se mobilizam na rela-
ção com o local, nomeadamente com a comunidade e região. A análise sugere diferentes papéis das escolas nesta relação, quer posicionando-se como responsáveis por redes compreensivas para o desenvolvimento local, sensíveis a especificidades locais, quer assumindo uma relação de carácter mais funcionalista e instrumental. As estratégias de ação podem concretizar-se tanto através de um modelo próximo do trabalho em rede, como da abertura das escolas ao exterior. Os/as jovens, a escola, a comunidade ou o património cultural podem constituir-se como o objeto privilegiado desta relação. A
análise permitiu ainda constatar que, nos PEA, reside uma intenção de considerar o local e a comunidade como relevantes na dinâmica da escola. Contudo, são raros os PEA que se apropriam, não de um local ou comunidade abstratos, mas de aspetos específicos, designadamente de fronteira.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.