Educação para o desenvolvimento na era global Possibilidades de uma leitura pós-colonial
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Neste artigo faz-se uma revisão de elementos relevantes para o entendimento e problematização da Educação para o Desenvolvimento promovida por organizações não governamentais. Primeiramente analisam-se questões ligadas ao desenvolvimento e à globalização, campos vitais para compreender o surgimento e evolução da temática. Segue-se uma sistematização do conceito de educação para o desenvolvimento e de outros dois conceitos frequentemente considerados sinónimos: educação global e educação para a cidadania global. Conclui-se com uma leitura de aspetos tensionais do campo à luz de uma perspetiva pós-colonial.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.