Ativismo ambiental em educação Pensar a integração transversal de projetos em Matemática: Motivadores críticos para o desenvolvimento da educação ambiental
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Resumo
Este estudo centrou-se no desenvolvimento de atividades de carácter pedagógico num agrupamento de escolas da região norte do país. Foram desenvolvidas em interdisciplinaridade, a partir do contexto escolar e social, em coautoria com os/as estudantes participantes, as seguintes atividades, que ocorreram em diferentes contextos: em sala de aula (projeto Escape Room - Home: Save our planet with Maths), em espaço exterior (Clube BIKE - Bike Is Key [to] Earth) e em ambiente híbrido (projeto: Blogue “Por falar em Matemática…”). Pretendemos aferir como as atividades promovidas podem: (i) fomentar o papel da educação como um consciente exercício de educação ambiental (EA); (ii) promover processos educativos ambientais; (iii) consciencializar alunos/as / cidadãs/os para a problemática ambiental. A metodologia seguida enquadra-se numa lógica de investigação-ação, sendo que a prática docente e a prática de investigação foram articuladas num processo cíclico que permitiu documentar, monitorizar e refletir sobre as atividades desenvolvidas. Optamos por aplicar um questionário aos/às alunos/as participantes, entrevistas às estruturas de liderança e, ainda, obtenção de dados com recurso à observação direta. Os resultados indicam que a educação assume um papel preponderante na promoção da EA e pode ter um efeito potenciador de ativismo ambiental, uma vez que os órgãos de gestão percecionam o valor das iniciativas pedagógicas mencionadas no aprofundamento do papel da escola na EA e os/as estudantes manifestaram elevados níveis de satisfação com a participação nas atividades desenvolvidas, revelando disposições para a mudança individual e avaliando as atividades como promotoras de consciência ambiental individual e coletiva.
Recebido: 5/2/2022
Aceite: 30/5/2022
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