“O cabelo cuidadosamente arrumado para o uso da boina” Interfaces entre disciplinamento e políticas curriculares
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Resumo
Apresento uma reflexão que busca problematizar as vinculações entre sentidos de “disciplinamento” com políticas curriculares, para fins de uma pretensa melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem no contexto escolar contemporâneo. A partir de análise de narrativas docentes e discentes de escolas do estado de Pernambuco e da Bahia, contraponho-me à referida vinculação e aposto nas discussões sobre a emergência dos sentidos de democracia radical -pluralista e agonística- , perfazendo-se no interior da escola. À luz de estudos pós-estruturalistas, com ênfase na discursividade, esse estudo busca reiterar a potência das relações sociais no contexto da prática curricularescolar enquanto mobilizadoras para pensarmos a diferença em um fluxo incontornável no interior de uma escola. Uma defesa do espaço escolar enquanto espaço-tempo aberto a processos de subjetivação, em múltiplas performances, resistindo, dessa forma, às tentativas de padronização dos sujeitos que circulam na escola.
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