Estudos curriculares Génese e consolidação em Portugal
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Apesar de a sua emergência internacional se ter verificado mais cedo, a institucionalização e consolidação dos estudos curriculares em Portugal acontece nos anos de 1970, com abordagens ligadas ao desenvolvimento curricular. Neste artigo, discuto a complexidade
dos estudos curriculares em Portugal analisando quatro aspetos principais: noção de currículo como conhecimento, ensino e aprendizagem; diferentes tradições de currículo; complexidade teórica dos estudos curriculares; internacionalização, globalização e cosmopolitismo dos estudos curriculares. Em síntese, exploro neste artigo algumas noções de currículo e refiro a emergência dos estudos curriculares abordando, em contexto nacional, a complexidade dos quadros teórico e metodológico e as abordagens em discussão.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.