Estudos curriculares Génese e consolidação em Portugal
Main Article Content
Abstract
Apesar de a sua emergência internacional se ter verificado mais cedo, a institucionalização e consolidação dos estudos curriculares em Portugal acontece nos anos de 1970, com abordagens ligadas ao desenvolvimento curricular. Neste artigo, discuto a complexidade
dos estudos curriculares em Portugal analisando quatro aspetos principais: noção de currículo como conhecimento, ensino e aprendizagem; diferentes tradições de currículo; complexidade teórica dos estudos curriculares; internacionalização, globalização e cosmopolitismo dos estudos curriculares. Em síntese, exploro neste artigo algumas noções de currículo e refiro a emergência dos estudos curriculares abordando, em contexto nacional, a complexidade dos quadros teórico e metodológico e as abordagens em discussão.
Downloads
Article Details
Section

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors retain copyright, without restrictions, in their articles and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attribution ShareAlike Licence 4.0 International (CC BY-NC-SA). Readers are free to copy, display, distribute, and adapt an article, as long as the work is attributed to the author(s) and ESC, the changes are identified, and the same license applies to the derivative work. Only non-commercial uses of the work are permitted.