Uma proposta de formação do psicológico em saúde mental Ensino, pesquisa e intervenção
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
No cenário atual da reforma psiquiátrica brasileira e das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, o presente trabalho realizou um levantamento das principais problemáticas na oferta de um modelo de formação do psicólogo em conformidades com as atuais demandas do sistema de saúde pública, e realizou uma pesquisa clínico-qualitativa analisando relatórios de estágio de alunos e monitores da disciplina de Introdução à Psicopatologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Os resultados confirmam que os encontros entre o monitor, os estagiários e o paciente cumpriram as finalidades propostas: ensino, conhecimento e intervenção. São elucidados os principais sentidos e significados atribuídos à vivência de estágio e sua importância na formação deste futuro profissional, e da formação acadêmica para docência e pesquisa dos profissionais que acompanham o estágio.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.