A imagem fotográfica como agente ou armadilha de aprendizagem/interpretação

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria do Carmo Serén

Resumo

As imagens fotográficas, nos seus diversos suportes mediáticos, dominam o universo das artes visuais. A Fotografia é ensinada em diversas escolas públicas ou privadas, cobrindo o espaço das ciências da comunicação, da publicidade e das artes visuais. Se atravessou a segunda metade do século XIX como produção técnica utilizada como documento da realidade, a Fotografia tentou sempre a sua autonomia e valorização como arte, destacando a fotografia de autor da sua alargada utilização social. No último quartel do século XX, afirma os valores desestruturantes do pós-modernismo e, paradoxalmente, enquanto se torna claro que a figuração é a sua fundamentação, são as obras pós-modernas que lhe garantem a classificação como arte e a entrada definitiva nos museus. Hoje acentua-se o seu papel de experiência da experiência, ou seja, de um novo significado para a criação figurativa que a revolução do digital fez acelerar.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Serén, M. do C. . (2013). A imagem fotográfica como agente ou armadilha de aprendizagem/interpretação. Educação, Sociedade & Culturas, 40, 77-94. https://doi.org/10.34626/esc.vi40.303
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Serén, M. do C. . (2013). A imagem fotográfica como agente ou armadilha de aprendizagem/interpretação. Educação, Sociedade & Culturas, 40, 77-94. https://doi.org/10.34626/esc.vi40.303