A literacia digital e a participação cívica

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Sónia Pedro Sebastião

Resumo

O presente artigo explora os conceitos de cidadania digital e de literacia para os media, mais concretamente de literacia digital considerando o meio Internet, procurando relacioná-los e compreender como a cidadania digital usa a Web em termos cívicos. Partimos de definições genéricas de cidadania, enfatizando a sua dimensão cívica, e de literacia para a caracterização da literacia
digital e definição de indicadores mensuráveis da mesma. Estes indicadores são relacionados com o uso da Web pelos/as utilizadores/as comuns que caracterizamos como cidadãos/ãs digitais dado que recorrem à Web para exercer os seus direitos e responsabilidades. Foram obtidas 186 respostas válidas a questionários aplicados presencialmente a uma amostra de conveniência. Os/as utilizadores/as inquiridos/as cumpriam os pré-requisitos de serem utilizadores/as da Web e possuir um perfil na rede social Facebook. Os resultados mostram que, não obstante os elevados níveis de literacia digital das pessoas inquiridas, a sua cidadania digital é passiva.

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Como Citar
Sebastião, S. P. (2014). A literacia digital e a participação cívica. Educação, Sociedade & Culturas, 42, 111-132. https://doi.org/10.34626/esc.vi42.284
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Sebastião, S. P. (2014). A literacia digital e a participação cívica. Educação, Sociedade & Culturas, 42, 111-132. https://doi.org/10.34626/esc.vi42.284