Concepções de professores de biologia sobre a profissão docente

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Edinaldo Medeiros Carmo
Sandra Escovedo Selles
Maria Manuela Esteves

Resumo

Este artigo examina concepções e práticas de professores de Biologia no âmbito de sua atividade profissional, objetivando explorar as dimensões dos conhecimentos do conteúdo específico e os didático-pedagógicos. Teoricamente, o estudo articula-se com a categoria dos saberes docentes com referenciais que estudam os conhecimentos escolares. Participam do estudo seis professores de Biologia em diferentes momentos de sua carreira profissional e, em consonância com os referenciais teóricos, foram empregados procedimentos e instrumentos metodológicos de caráter qualitativo, tais como questionários, entrevistas e observação direta das aulas com registro em diário de campo e vídeo. As concepções dos professores sobre sua profissão foram sistematizadas em duas categorias: «cumprir uma missão» e «contribuir para um projeto social». Ao destacar reiteradamente que, para ensinar, não basta tão somente ter o domínio dos conteúdos, compreende-se que a ação docente está imbricada noutros aspectos que ultrapassam a mera transmissão dos conteúdos biológicos. Isso sugere que a produção dos saberes implica negociar sentidos de sua prática, ajustando-os às finalidades pedagógicas do ensino.

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Como Citar
Carmo, E. M. ., Selles, S. E. ., & Esteves, M. M. . (2015). Concepções de professores de biologia sobre a profissão docente. Educação, Sociedade & Culturas, 44, 87-106. https://doi.org/10.34626/esc.vi44.259
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Carmo, E. M. ., Selles, S. E. ., & Esteves, M. M. . (2015). Concepções de professores de biologia sobre a profissão docente. Educação, Sociedade & Culturas, 44, 87-106. https://doi.org/10.34626/esc.vi44.259