O envolvimento de jovens no ambiente construído da escola Do espaço físico ao espaço educativo
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O ambiente construído tem impacto nas vivências dos seus utilizadores. Na escola, a influência do ambiente construído sobre jovens torna-se ainda mais importante pela sua dimensão educativa. O envolvimento de jovens no ambiente construído da escola e seu potencial educativo nem sempre são considerados na literatura. No presente artigo, revisitam-se estudos que procuram dar conta do modo como jovens se envolvem no ambiente construído da escola. O artigo está organizado em quatro secções: o envolvimento de jovens no ambiente construído da escola; a
origem e contexto do espaço físico da escola; a relação entre o espaço físico e o espaço educativo da escola; e os ambientes educativos e práticas pedagógicas. Finalmente, destacamos as possibilidades de desenvolvimento da investigação, nomeadamente a caracterização das perspetivas de jovens e o impacto do ambiente construído da escola no seu percurso educativo.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.