Instruir, socializar e qualificar O ensino de ciências humanas e sociais na encruzilhada da tripla missão socioeducativa da escola Quebequense
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Resumo
O presente artigo apresenta dados parciais provenientes de entrevistas semiestruturadas realizadas com futuros professores do ensino primário em contexto de formação inicial no meio escolar (estágio supervisionado). Assim, colocam-se em evidência as concepções que têm os futuros professores a respeito das finalidades subjacentes ao ensino de ciências humanas e sociais no primário, assim como da contribuição deste ensino para o desenvolvimento da tripla missão socioeducativa atribuída ao sistema escolar no Quebeque. Os resultados revelam que o contributo desta disciplina escolar seria focada principalmente no desenvolvimento de atitudes socialmente aceitáveis no aluno, bem como no desenvolvimento de um conhecimento e de uma compreensão da história e do funcionamento da sociedade de pertença do aluno visando a sua melhor adaptação. Eles levam, deste modo, a questionar o impacto da formação inicial docente sobre as reflexões que os futuros professores realizam em relação ao currículo de ciências humanas e sociais, seus fundamentos epistemológicos, suas finalidades, seus objetos de ensino-aprendizagem e de avaliação e seus procedimentos metodológicos de ensino.
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