Motivação e inclusão para o sucesso numa unidade curricular basilar
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Os estudantes iniciam o ensino superior com grande capacidade reprodutiva evidenciando falhas graves na análise e reflexão de problemas, bem como dificuldade em adaptar conhecimentos e competências em situações novas. Este facto facilmente cria situações de frustração conducentes ao abandono e insucesso. Este trabalho trata uma reflexão sobre métodos de ensino e aquisição de conhecimento relativos a uma unidade curricular de matemática em cursos do ensino superior em Economia e/ou Gestão, abordando os problemas da motivação dos estudantes e da sua inclusão no processo educativo. Este projeto pedagógico, implementado em blended learning, baseia-se na disponibilização de uma profusão de recursos de ensino-aprendizagem, inspirando o estudante a trilhar o seu Caminho segundo as suas preferências. A forma como a informação é percecionada e apreendida varia com o tipo de suporte usado no recurso pedagógico e com o perfil de cada estudante. A disponibilização de variados recursos convida e incentiva à sua utilização adequada e seletiva. É criada uma dinâmica na construção da aprendizagem que valoriza a autonomia e premeia o sucesso. Com esta estratégia, cada estudante é construtor da sua Aprendizagem. Ao longo de três anos, verifica-se grande recetividade por parte dos estudantes e uma melhoria clara no sucesso escolar.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.