Dispositivos técnico-pedagógicos no projeto FEUP Inovações para integrar os estudantes e desenvolver competências transversais em engenharia
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo apresenta a unidade curricular «Projeto FEUP», concebida para todos os estudantes do primeiro ano da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com os objetivos de facilitar a sua integração no ensino superior, promover a aquisição de competências transversais e produzir pequenos projetos numa área técnica relacionada com a engenharia. O seu desenvolvimento foi caracterizado, por procurar responder às dificuldades encontradas no terreno, como uma experiência evolutiva desafiante que envolveu a produção de uma metodologia baseada na aplicação de um conjunto inovador de dispositivos técnico-pedagógicos. Os resultados alcançados com a introdução desta metodologia (que articula vertentes técnicas e pedagógicas) demonstraram que as mudanças desenvolvidas têm conduzido a ganhos significativos ao nível da integração dos estudantes e em relação à facilitação/promoção das aprendizagens. Todas as melhorias introduzidas no Projeto FEUP constituem o corolário das inovações pedagógicas geradas por esta experiência que, aliando práticas pedagógicas reguladoras com outras mais emancipatórias, se inserem numa perspetiva teórica que evidencia uma clara evolução dos processos educativos no ensino superior.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.