Avaliação do ensino profissional O quadro europeu de garantia da qualidade para a educação e formação profissionais
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Quadro Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais surge no contexto de uma europeização e da procura de resposta dos sistemas de educação e formação profissionais aos desafios do mundo do trabalho. Através de um ciclo de qualidade, baseado no ciclo PDCA e no ciclo MERI, e de um conjunto de dez indicadores procura‑se avaliar os operadores de educação e formação profissional com vista à sua melhoria e simultaneamente à sua certificação. O objetivo deste artigo é analisar as implicações do quadro EQAVET (European Quality Assurance in Vocational Education and Training) na forma como se perspetiva a educação e formação profissionais, por um lado, e, por outro lado, na forma como se entende a avaliação interna e externa das instituições. A metodologia consistiu na análise documental, tendo em conta o estado inicial de implementação no terreno. Os resultados apontam para uma conceção de educação e formação profissional como resposta às necessidades do mercado de trabalho. No que diz respeito à abordagem de avaliação, embora se reitere a importância de uma cultura de qualidade e se insista na autoavaliação como inerente a todo o sistema, os indicadores centrados nos resultados e a certificação externa indiciam o fortalecimento de fenómenos de accountability.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.