Entre as normalidades e as anormalidades Os possíveis estigmas atribuídos aos estudantes considerados portadores do TDAH, nas escolas municipais do Rio de Janeiro

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Marcos Antonio Carneiro da Silva
Diogo Hersen Monteiro

Resumo

O artigo apresenta como foco de pesquisa os processos de normalização na escola, referentes aos/às estudantes das instituições de ensino público do Rio de Janeiro, submetidos/as à medicalização do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O objetivo é analisar as práticas divisórias que ocorrem, no espaço escolar, entre os/as estudantes normais e anormais, levando em consideração o TDAH, além de investigar quais os possíveis estigmas que podem acompanhar esses processos. Nosso referencial teórico básico utilizou os conceitos de estigma de Erving Goffman (2017/1963). Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com 13 professoras e coordenadoras de escolas municipais do Rio de Janeiro e essas respostas foram investigadas, a partir da análise categorial de conteúdo de Bardin (2016). Nossos resultados apontaram que as discrepâncias entre a identidade social virtual e real, estabelecidas pelas professoras e coordenadoras, das escolas investigadas, desvelaram alguns dos possíveis estigmas atribuídos aos/às estudantes que são considerados/as portadores/as do TDAH.

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Como Citar
Silva, M. A. C. da ., & Monteiro, D. H. . (2020). Entre as normalidades e as anormalidades: Os possíveis estigmas atribuídos aos estudantes considerados portadores do TDAH, nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Educação, Sociedade & Culturas, 57, 145-163. https://doi.org/10.34626/esc.vi57.17
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Silva, M. A. C. da ., & Monteiro, D. H. . (2020). Entre as normalidades e as anormalidades: Os possíveis estigmas atribuídos aos estudantes considerados portadores do TDAH, nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Educação, Sociedade & Culturas, 57, 145-163. https://doi.org/10.34626/esc.vi57.17