Vivência Universitária de Alunos com Deficiência Intelectual e/ou Autismo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a vivência de jovens e adultos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) a partir de um projeto/curso de extensão com estudantes que cursam ou já concluíram o ensino médio. Por meio da metodologia de pesquisa‑ação e dos procedimentos de observação participante com
registro de diário de campo, buscou‑se, através dos dados coletados, relatar as experiências dos/as discentes durante cada aula/encontro do curso. A análise dos dados e os resultados apontam que as vivências foram de suma importância para compreendermos a importância e a necessidade de se pensar a inclusão desse público nas universidades e/ou mercado de trabalho e, também, a função que a universidade possui frente à sua responsabilidade social para com esses indivíduos.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.
Como Citar
Referências
Altbach, Philip (2009). Os papéis complexos das universidades no período de globalização. In Global University Network of Innovation (Ed.), Educação superior em tempos de transformação: Novas dinâmicas para a responsabilidade social (pp. 31‑36). Edipucrs.
Antunes, Katiuscia V. (2012). História de vida de alunos com deficiência intelectual: Percurso escolar e a constituição do sujeito [Tese de doutoramento]. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. http://www.bdtd.uerj. br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5280
Becker, Howard (1994). Métodos de pesquisa em ciências sociais. Hucitec.
Calderón, Adolfo I. (2006). Responsabilidade social universitária: Contribuições para o fortalecimento do debate no Brasil. Estudos: Revista da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior, 36, 7‑22. https://abmes.org.br/arquivos/publicacoes/Estudos36.pdf
Castro, Bianca, Amaral, Shirlena, & Silva, Gabriela (2017). A política de cotas para pessoas com deficiência nas universidades estaduais do Rio de Janeiro: A legislação em questão. O Social em Questão, 20(37), 55‑77. http://osocialemquestao.ser.puc‑rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=513&sid=52
Chagas, Patrícia M. L. (2017). Sexualidade e a pessoa com deficiência intelectual: Proposição do tema nas escolas [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal Fluminense. http://cmpdi.sites.uff.br/wp‑content/uploads/sites/186/2018/08/Disserta%C3%A7%C3%A3o‑PatriciaMonteiroLimaChagas‑22.pdf
Chauí, Marilena (2003). A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, 2(24), 5‑15. https://doi.org/10.1590/S1413‑24782003000300002
Dantas, Dulciana C. L. (2013). Estudante com deficiência intelectual no ensino superior: Entre utopia e a realidade. In Francisco Ricardo Lins (Ed.), Inclusão no ensino superior: Docência e necessidades educacionais especiais (pp. 155‑164). Edufrn.
Dantas, Taísa C. (2018). Experiência de pessoas com deficiência no ensino superior: Um olhar sobre a vivência de empoderamento e autoadvocacia. Revista Educação Especial, 31(62), 525‑538. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.55
Flick, Uwe (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Artmed.
Georgen, Pedro (2006). Universidade e compromisso social. In Dilvo Ristoff & Palmira Sevegnan (Eds.), Educação superior em debate: Universidade e compromisso social (pp. 65‑95). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. (2019). Censo da educação superior 2018: Notas estatísticas. Ministério da Educação do Brasil. http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/apresentacao_censo_superior2018.pdf
Juliatto, Clemente I. (2004). Universidade e solidariedade social: Pegadas na areia global. In Reinholdo Aloysio Ullmann (Ed.), Sei em quem confiei: Festschrift em homenagem a Norberto Francisco Rauch (pp. 9‑28). Edipucrs.
Kelley, Kelly R., & Westiling, David L. (2019). Teaching, including, and supporting college students with intellectual disabilities. Routledge.
Lieberman, Laurence M. (2003). Preservar a educação especial... Para aqueles que dela necessitam. In Luís de Miranda Correira (Ed.), Educação especial e inclusão: Quem disser que uma sobrevive sem a outra não está no seu perfeito juízo (pp. 89‑108). Porto Editora.
Macedo, Arthur R. (2005). O papel social da universidade. Estudos: Revista da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior, 34, 7‑12. https://abmes.org.br/arquivos/publicacoes/Estudos34.pdf
Magalhães, Rita de Cássia B. P. (2013). Currículo e inclusão de alunos com deficiência no ensino superior: Reflexões sobre a docência universitária. In Francisco Ricardo Lins (Ed.), Inclusão no ensino superior: Docência e necessidades educacionais especiais (pp. 45‑56). Edufrn.
Maia, Ana Claudia B., & Ribeiro, Paulo R. M. (2009). Orientação sexual e síndrome de Down: Esclarecimentos para educadores. Joarte Gráfica e Unesp.
Malaquias, Alexsandra C., Ferreira, Lize V., Souza, Silvia C., Arnhold, Ivo J. P., Mendonça, Berenice B., & Jorge, Alexander A. L. (2008). Síndrome de Noonan: Do fenótipo à terapêutica com hormônio de crescimento. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, 52(5), 800‑808. https://doi.org/10.1590/S0004‑27302008000500012
Mascaro, Cristina A. C. (2017). O atendimento pedagógico na sala de recursos sob o viés do plano educacional individualizado para o aluno com deficiência intelectual: Um estudo de caso [Tese de doutoramento]. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. https://eduinclusivapesq‑uerj.pro.br/wp‑content/uploads/2020/04/Cristina_Tese.pdf
Oliveira, João F. (2013). Acesso à educação superior no Brasil: Entre o elitismo e as perspectivas de democratização. In José Vieira de Sousa (Ed.), Educação superior: Cenários, impasses e propostas (pp. 1‑27). Autores Associados.
Reis, Joab G. (2019). Vozes dos “rios” da Amazônia: História de vida de estudantes no ensino superior com deficiência [Tese de Doutoramento]. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Ribeiro, Hellen C., Silva, Priscylla P., & Redig, Annie G. (2019). Inclusão escolar e os desafios para formação dos profissionais: Perfil dos participantes do café inclusivo. Anais do X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Liberdade acadêmica, produção e circulação de conhecimentos, 1‑5. http://www.seminarioredes.com.br/xredes/adm/trabalhos/diagramados/TR365.pdf
Ribeiro, Raimunda C., & Magalhães, António M. (2014). Política de responsabilidade social na universidade: Conceitos e desafios. Educação, Sociedade & Culturas, 42, 133‑156.
Silva, Gabrielle S., Ribeiro, Hellen C., & Redig, Annie G. (2019, julho). Café inclusivo: Formação continuada docente na perspectiva da educação inclusiva. Anais do X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Liberdade acadêmica, produção e virculação de conhecimentos, 1‑5. http://www.seminarioredes.com.br/xredes/adm/trabalhos/diagramados/TR390.pdf
Sobrinho, José D. (2018). Responsabilidade social da universidade em questão. Avaliação, 23(3), 586‑589. https://doi.org/10.1590/s1414‑40772018000300001
Sousa, Léa B. (2018). A influência da afetividade na aprendizagem significativa: Uma abordagem na educação infantil. Afluente: Revista de Letras e Linguística, 3(7), 77‑93. http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/9148
Thiollent, Michel (1986). Metodologia da pesquisa-ação. Cortez.
Valle, Jan W., & Connor, David J. (2014). Ressignificando a deficiência: Da abordagem social às práticas inclusivas na escola. Editora Amgh.
Zabalza, Miguel (2004). O ensino universitário: Seu cenário e seus protagonistas. Artmed.
Legislação Brasileira
Lei n.º 3.524, de 28 de dezembro de 2000. Dispõe sobre os critérios de seleção e admissão de estudantes da rede pública estadual de ensino em universidades públicas estaduais e dá outras providências. https://gov‑rj.jusbrasil.com.br/legislacao/90839/lei‑3524‑00
Lei n.º 3.708, de 09 de novembro de 2001. Institui cota de até 40% (quarenta por centro) para as populações negra e parda no acesso à Universidade do Estado do Rio de Janeiro e à Universidade Estadual do Norte Fluminense, e dá outras providências. https://gov‑rj.jusbrasil.com.br/legislacao/90840/lei‑3708‑01
Lei n.º 4.151, de 04 de setembro de 2003. Institui nova disciplina sobre o sistema de cotas para ingresso nas Universidades Públicas Estaduais e dá outras providências. https://gov‑rj.jusbrasil.com.br/legislacao/90604/lei‑4151‑03
Lei n.º 5.074, de 17 de julho de 2007. Altera a Lei Estadual n.° 4151, de 04 de setembro de 2003. https://gov‑rj.jusbrasil.com.br/legislacao/87904/lei‑5074‑07
Lei n.º 5.346, de 11 de dezembro de 2008. Dispõe sobre o novo sistema de cotas para ingresso nas universidades estaduais e dá outras providências. https://gov‑rj.jusbrasil.com.br/legislacao/87636/lei‑5346‑08 Lei n.º 8.121, de 27 de setembro de 2018. Dispõe sobre a prorrogação da vigência da Lei 5.346, de 11 de dezembro de 2008, e dá outras providências. https://gov‑rj.jusbrasil.com.br/legislacao/631695882/lei‑8121‑18‑riode‑janeiro‑rj